Saiba como evitar a famosa “vista cansada”
Ler um bom livro, apostila ou até um e-book é um hábito prazeroso e agrada muitas pessoas, no entanto, é preciso ter certos cuidados para não causar a famosa vista cansada.
Com o dia a dia corrido, qualquer tempo livre é uma ótima oportunidade para colocar a leitura em dia. Seja no ônibus, no carro, no metrô ou antes de dormir. Mas saiba que esse comportamento pode abrir o caminho para surgir a vista cansada.
Conheça os benefícios da leitura
Segundo oftalmologistas, qualquer atividade que exija muito tempo de concentração causa cansaço temporário nos olhos. “Longos períodos de concentração com a visão provocam diminuição da frequência do piscar. Com isso o filme lacrimal, presente na superfície do olho, evapora mais rapidamente, causando sensação de ardência e cansaço”, explica o oftalmologista Richard Yudi Hida.
Ler no ônibus provoca a vista cansada?
Há quem acredite que ler no ônibus pode causar a vista cansada, porém não há nada que comprove essa teoria. O que a leitura no ônibus pode causar é incômodo e mal-estar, já que o balanço do veículo provoca uma confusão no sistema vestibular do cérebro – que é o responsável pelo equilíbrio.
A leitura no escuro é prejudicial?
Como vimos anteriormente, ao ler em locais escuros, as pupilas se dilatam para aumentar a entrada da luz e, assim, absorver ao máximo a iluminação disponível.
Assim, acabam por reduzir a profundidade de foco. Como não existe muito contraste entre a leitura e o ambiente mais escuro, os olhos precisam de mais estímulos para conseguir converter o que está à sua frente em uma imagem. Muitas vezes, o resultado é a fadiga ocular e dor de cabeça.
Para resolver isso, o recomendado é usar uma luz direcional, como uma luminária, além de ler em um lugar confortável, tranquilo. Dessa forma, mesmo que a leitura aconteça em um lugar mais escuro, você garante que a sua visão funcione da melhor maneira possível.
Ler em tablets, smartphones e notebooks causam a vista cansada?
Muitas das reclamações de quem lê por meio do computador, notebook, tablet ou smartphone é a sensação de vista cansada, desconforto com a luminosidade da tela e dores de cabeça após a leitura.
Ao usar aparelhos eletrônicos por muito tempo, principalmente durante a noite, a produção de melatonina é bloqueada. A melatonina é um hormônio produzido na ausência de luz e tem a função de regular o relógio biológico, dar sono à noite e disposição pela manhã. Ao usar o celular antes de dormir, o corpo entende que “ainda é dia e precisa se manter acordado”.
Além disso, esses aparelhos eletrônicos emitem a luz azul-violeta.
Segundo Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, a exposição prolongada pode causar degeneração macular, problemas sérios na retina e até mesmo levar à cegueira.
Para evitar que essa luz azul “ruim” prejudique a saúde dos olhos, mas aproveitar a praticidade das novas tecnologias, vale a pena controlar o tempo gasto em frente aos eletroeletrônicos e experimentar os óculos com a tecnologia do filtro azul de proteção contra esse tipo de iluminação.
Saiba onde encontrar óculos com filtro de luz azul
Lembre-se de fazer pequenas pausas, a cada 20 minutos de uso de tela, piscar durante esse descanso e focar no infinito.
O olho pisca de 22 a 24 vezes por minuto. Ao passar muitas horas diante de uma tela, os olhos piscam menos vezes.
Dicas para garantir uma boa leitura sem prejudicar a saúde dos olhos
Tenha atenção em pequenas atitudes que garantem maior conforto durante a leitura, como:
- Distância do livro – Independentemente se a leitura for feita em um livro físico ou em um tablet, mantenha uma distância de 30 a 40 cm para manter uma visão confortável.
- Linha dos olhos – O objeto de leitura deve ficar sempre abaixo dos olhos. Então, nada de deitar na cama e colocar o livro acima da linha dos olhos.
- Iluminação adequada – A iluminação precisa ser confortável. Não precisa ser muito forte, para não ofuscar os olhos e nem muito fraca para não cansá-los. Reduza o brilho da tela do aparelho eletrônico se estiver em um ambiente escuro e, se estiver em um ambiente muito claro, aumente-o.
Fique por dentro de mais dicas sobre a saúde dos olhos! Acompanhe as atualizações do blog das Óticas Diniz e também dos posts no Instagram e Facebook.