Skip links
crianca-comeca-a-ler-no-escuro-embaixo-do-cobertor

Ler no escuro: saiba se faz mal ou não à visão

Na infância, uma das frases mais ouvidas pelas crianças era: “Acende a luz! Ler no escuro estraga a vista!”. Isso porque era comum estudar ou fazer suas leituras no quarto e, muitas vezes, com pouca luz.

Apesar da boa intenção dos adultos ao advertir os pequenos, a informação de que ler em locais de pouca iluminação faz mal não é uma verdade absoluta!

O que acontece com os olhos ao ler no escuro

Ao ler em ambientes pouco iluminados, as pupilas se dilatam para aumentar a entrada da luz e, assim, absorver ao máximo a iluminação disponível.

Dessa forma, acabam por reduzir a profundidade de foco. Como não existe muito contraste entre a leitura e o ambiente mais escuro, os olhos necessitam de mais estímulos para conseguir converter o que está à sua frente em uma imagem.

Muitas vezes, o resultado é a fadiga ocular e dor de cabeça. Segundo o oftalmologista dr. Luiz Antônio Viera, do Hospital CEMA, em São Paulo, em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo não tratados, esse comportamento pode aguçar os sintomas. “Dizer que ler em ambiente pouco iluminado prejudica a visão é mito. No entanto, quem tem ametropias não corrigidas ou doenças que realmente causam comprometimento da visão noturna pode ter sintomas gerados pela necessidade de maior esforço para ler em ambientes com pouca luminosidade”, afirma.

Ou seja, caso você precise usar óculos de grau e ainda não usa, terá ainda mais dificuldades de ler no escuro.

Qual a melhor forma de ler no escuro?

homem-comeca-ler-no-escuro-em-uma-biblioteca-escura

Se clinicamente, esse tipo de leitura não prejudica a saúde dos olhos, em contrapartida, a qualidade da sua leitura será afetada. Com a visão cansada, é mais difícil associar o que você está lendo e, consequentemente, a experiência é menos prazerosa.

A solução é uma luz direcional, como uma luminária, além de um lugar confortável, tranquilo

Com isso, mesmo que a leitura aconteça em um lugar mais escuro, você garante que a sua visão funcione da melhor maneira possível.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde dos olhos? Acompanhe as atualizações do blog e siga as Óticas Diniz no Instagram e Facebook.

 

Fontes:

Dr. Drauzio Varella

Superinteressante

Hospital de Olhos de São Paulo

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.