Skip links
menina de óculos surpresa com a leitura do livro

Conheça os benefícios da leitura e curiosidades sobre este universo

Entre os diversos benefícios da leitura, sem dúvida, é o relaxamento e o exercício para a imaginação, que são dos mais atrativos. Após um longo dia de trabalho, ler um livro pode ajudar a desanuviar a cabeça. Ou até mesmo, a cada parágrafo ou página, a mente monta cenários e personagens, ilustrando cada cena.

O Dia Nacional do Livro visa celebrar este universo que enriquece o vocabulário e o raciocínio lógico.

Com os avanços da tecnologia, o bom e velho livro tem ganhado versões digitais e ampliado o alcance entre os brasileiros. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, o mais importante medidor do hábito de leitura do brasileiro, mostra que 31% da população declara ter lido um livro inteiro nos últimos três meses. O Ibope Inteligência concluiu que isso significa cerca de 60 milhões de brasileiros. 

Ainda de acordo com o estudo, o número maior de leitores é de mulheres, 54%.

O tipo de leitura pode variar. Por todo o mundo, os três livros mais lidos são: a Bíblia, “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung e “Harry Potter”.

Para quem ainda não tem o hábito de ler e busca por estímulos para iniciar a leitura, confira os benefícios que a leitura pode trazer a sua saúde.

Quais são os benefícios da leitura 

1 – Viva mais 

Ler aumenta a expectativa de vida. Um estudo da Universidade de Yale (EUA) mostra que pessoas que dedicam mais de três horas por semana à leitura tendem a viver pelo menos dois anos a mais do que quem não lê. 

As pesquisas foram feitas durante 12 anos com mais de 3 mil pessoas e, neste tempo, 17% dos que conservaram o hábito de ler ao menos 3,5 horas por semana tinham menos chances de morrer.  

2 – Diminui o estresse

Ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse. Na Universidade de Sussex (ING) apresentou um estudo apontando que os voluntários tinham uma queda na frequência cardíaca e relaxavam os músculos após o breve período de leitura.

3 – Estimula senso crítico 

Questionar a vida e a sociedade, significa desenvolver o senso crítico. A literatura introduz o leitor a realidades e épocas diferentes, suscitando reflexões que talvez a pessoa não tem em sua vida cotidiana.

Cuidados básicos com a visão na hora da leitura

garotinha negra realizando a leitura de seu livro

Para garantir uma leitura prazerosa, é necessário ter alguns cuidados com a saúde dos olhos. Isso porque, forçar a visão pode provocar ardência, ressecamento, embaçamento e dores nos olhos e de cabeça. Fazer pausas periódicas, focar em objetos mais distantes e fechar os olhos por alguns instantes podem dar um descanso à visão resolvendo a dificuldade de leitura.

Ler no escuro também é uma situação bastante comum. Nestes ambientes, as pupilas se dilatam para aumentar a entrada da luz e, assim, absorver ao máximo a iluminação disponível. 

Com isso, acabam por reduzir a profundidade de foco. Em decorrência disso, não é difícil encontrar quem sofre com fadiga ocular e dor de cabeça. Para solucionar este incômodo, basta adequar uma luz direcional, como uma luminária, em um lugar confortável, tranquilo, para realizar a sua leitura.

Como aprender a gostar de ler?

Iniciar sua experiência na leitura pela literatura brasileira é um ótimo começo! Em 2014, o jornal britânico “The Guardian, afirmou que o Brasil “faz livros tão bem quanto futebol”.

Muitos escritores brasileiros são admirados por todo mundo, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Álvares de Azevedo, entre tantos outros.

E mais do que suas histórias e personagens, outras curiosidades podem chamar sua atenção e despertar a vontade de iniciar a leitura das suas obras, como:

Nísia Floresta Brasileira

Primeiro livro de uma brasileira foi publicado em 1832. Nísia Floresta Brasileira Augusto é a autora da obra “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens”. Nascida no Rio Grande do Norte, ela foi obrigada a se casar aos 13 anos, mas meses depois fugiu da casa do marido. Ameaçada por ele, foi obrigada a se mudar para o Rio Grande do Sul, e depois para o Rio de Janeiro, onde abriu uma escola. Além de escritora, por defender os direitos das mulheres, também é considerada a primeira feminista brasileira.

Machado de Assis

Machado de Assis foi vendedor de balas de coco. Negro e órfão, precisou trabalhar desde pequeno para ajudar a família. Ela começou sua carreira vendendo balas de coco feitas por sua madrasta, mas começou a se dedicar à literatura quando um editor lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar em uma tipografia. No trabalho, pouco a pouco, o autor desenvolveu um estilo próprio de escrever, que culminaria em obras-primas como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.

Graciliano Ramos

Prefeito Graciliano Ramos multou o próprio pai. O autor de clássicos como “Vidas Secas” e “Angústia” foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Empossado no novo cargo, criou um código de postura moral com 82 artigos, dentre os quais proibiu a criação de animais na rua. E, lutando contra o clientelismo e o nepotismo, não poupou ninguém das novas leis. Prova disso é que o escritor-prefeito multou o próprio pai por criar porcos em vias públicas.

Para saber mais sobre a saúde dos olhos, não deixe de seguir as Óticas Diniz no Blog, no Instagram e no Facebook.

 

Fontes:

Publish News 

Livraria Nobel 

Revista Galileu 

Revista Bula 

 

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.