Skip links

Mitos e verdades: você sabe tudo sobre o uso de óculos de sol?

Os óculos escuros são aqueles parceiros que você quer ter sempre por perto. Eles protegem seus olhos contra a radiação ultravioleta do sol e ainda ajudam na produção dos seus looks favoritos. Para homens e mulheres, de todas as idades, eles são peças cada vez mais presentes, afinal, seu uso aumenta o conforto visual e ainda ajuda na manutenção da saúde ocular.

E, claro, eles estão sempre na moda!

Mesmo com a disseminação do uso dos óculos escuros, muitas dúvidas ainda pairam sobre a cabeça dos consumidores. Para solucionar esse problema, preparamos uma lista de mitos e verdades sobre o uso da peça. Você sabe tudo sobre os óculos de sol? Veja nossas dicas e descubra!

MITO: os óculos de sol foram inventados na China

Os chineses criaram óculos com lentes tingidas de chá para tratar infecções como a conjuntivite. Os óculos de sol modernos, com duas lentes, pensados para a proteção contra a luz solar, só apareceram no século XIII, na Alemanha. O acessório evoluiu na mão dos franceses, que adicionaram o apoio de nariz, mas só se tornou o produto que conhecemos hoje no século XVIII, também na Europa, quando recebeu as hastes laterais para melhor encaixe no rosto.

VERDADE: o material da lente interfere na proteção dos olhos

Na hora de escolher um par de óculos, leve em consideração o material utilizado na produção das lentes. As de policarbonato são leves e resistentes. Lentes de vidro oferecem mais segurança. As lentes polarizadas oferecem mais conforto e proteção, diminuindo a intensidade da luz absorvida e oferecendo bloqueio mais eficiente contra a radiação UV.

MITO: o uso de óculos escuros provoca problemas de vista

Os usuários de óculos de sol ganham muito em conforto e proteção contra os raios solares, por isso, não abrem mão de usá-los quando saem de casa. O hábito de usar óculos de sol é saudável e não tem contraindicações.

VERDADE: guardar óculos de sol no carro danifica o produto

Os tratamentos que garantem a qualidade das lentes dos seus óculos escuros são afetados pelo calor. Tanto os processos antirreflexo quanto os que bloqueiam os raios UV são termosensíveis, ou seja, os óculos podem se deteriorar mais rápido que o normal quando deixados constantemente em ambientes quentes, como um carro fechado que ficou no sol.

MITO: em dias nublados ou frios, o uso de óculos escuros é dispensável

Mesmo durante as estações mais frias e em dias em que as nuvens cobrem a maior parte do céu, a radiação ultravioleta da luz solar continua atingindo a superfície do planeta. Por isso, não deixe de proteger a sua visão com os óculos escuros.

VERDADE: as Óticas Diniz têm os óculos de sol perfeitos para você

Quer encontrar a melhor opção? Nas Óticas Diniz você encontra os óculos ideais para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.