Skip links

Saiba qual a importância dos óculos escuros mesmo no inverno

Quando o frio resolve dar as caras, muita gente acaba deixando os óculos escuros de lado, achando que o sol pode não ser prejudicial nessa época.

O clima ameno, o sol aparentemente fraco e as temperaturas baixas fazem com que esse seja um engano comum – e que deve mudar já.

O acessório, muitas vezes utilizado por estilo e para conferir aquele charme a mais ao visual, protege os olhos da luz visível, da ação dos raios UVA e UVB, e da claridade nos ambientes, só para citar alguns de seus benefícios.

Os dias frios chegam com o sol que não aquece, mas que mesmo assim é capaz de incomodar a visão. Além disso, o Brasil é um país tropical que encontra-se em uma latitude na qual a incidência de raios solares não diminui tanto durante o inverno.

Os raios de sol, portanto, atravessam as nuvens até nos dias nublados, representando um risco à saúde ocular.

Os óculos escuros também são responsáveis por proteger os olhos da ação dos ventos, que nessa época são mais intensos, ajudando a barrar a entrada de poeira e detritos.

Confira outros benefícios e a importância de não abrir mãos dos óculos escuros no frio.

  • Redução de brilho

Quem dirige, muitas vezes, acaba sendo prejudicado nos dias mais frios do ano. Umidade, poças d’água, sereno e geadas podem confundir facilmente a visão pelo brilho que refletem. Os óculos de sol absorvem esses raios, garantem mais segurança a quem dirige e melhoram o conforto da visão em geral.

  • Proteção dos raios UV

Os raios ultravioleta atingem diretamente as córneas e podem, a longo prazo, causar irritações, inflamações e até cegueira por consequência de cataratas. Os óculos escuros oferecem proteção a estes raios: UVA, UVB e UVC. Além de cuidar dos seus olhos, protegem a pele sensível ao redor deles, evitando o aparecimento de rugas pela grande exposição ao sol.

  • Liberdade ao ar livre

Poeira, muito vento e detritos são característicos da estação e nada disso chega perto dos seus olhos graças aos óculos. Com o tempo seco e muito vento, os olhos ficam à mercê de muita poeira, o que pode resultar em inflamações e conjuntivites alérgicas.

  • Redução de dores de cabeça e fadiga ocular

As pupilas controlam a quantidade de luz que chega à parte sensível da retina, que fica no fundo dos olhos, responsável pela formação das imagens. Quando há pouca luz, as pupilas relaxam e dilatam, permitindo que o máximo de luz possível atinja a retina. Quando os olhos são expostos ao brilho em excesso, as pupilas não são capazes de contrair o suficiente para reduzir a exposição à luz de uma forma confortável. Esse trabalho constante de contração, dilatação e ajuste de foco é o principal causador de muitas dores de cabeça e fadigas oculares. Usar os óculos escuros faz com que esse exercício seja consideravelmente menor.

Já escolheu o modelo que vai te acompanhar nesse outono-inverno? Nas Óticas Diniz você encontra os óculos perfeitos para você.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.