Skip links

Quem inventou os óculos? Descubra!

Os óculos são um item tão comum em nosso dia a dia que passaram a ser um acessório muito natural na rotina.

Ninguém vê os óculos de grau com estranheza, muito menos os escuros, por isso, dificilmente se questiona de onde surgiram, não é mesmo?

No post de hoje, a gente conta um pouquinho de história e algumas curiosidade para vocês: as lentes, que antigamente eram, na verdade, lupas, são uma invenção bem antiga.

Nas ruínas da cidade assíria de Nínive, às margens do rio Tigre, onde hoje se situa o Iraque, foram encontradas pedras translúcidas e arredondadas que eram usadas para ampliar textos, em 609 a.C.

Centenas de anos mais tarde, em 54 d.C., relatos históricos deram conta de que Nero, o imperador romano, usava lentes de esmeralda, sustentadas por um anel em seu dedão.

Só muito tempo depois é que alguns artesãos italianos de Pisa, em 1290, tiveram a ideia de apoiar essas lentes no nariz ao invés de segurá-las com as mãos ou com os dedos.

Dezesseis anos mais tarde, o frei Giordano, da aldeia de Rivalto, também na Itália, proferiu um sermão aos fiéis que deixou clara a invenção das tais lentes: “Ainda não faz 20 anos que se descobriu a arte de fazer óculos, que tornam a visão melhor, uma das melhores artes e mais necessárias do mundo”.

Como eram geralmente associados à Igreja Católica, os eruditos da época tornaram-se usuários assíduos do acessório. Além disso, por serem mais velhos, adotaram os óculos para a leitura de manuscritos em ambientes escuros, com o auxílio de velas.

Apesar de já serem considerados óculos, naquela época ainda não possuíam hastes como as armações atuais – a primeira menção ao acessório só seria registrada 500 anos mais tarde, em um catálogo na Inglaterra.

Mesmo assim, quando as hastes surgiram, eram curtas e serviam como apoio dos óculos nas têmporas, e não nas orelhas. Só no final do século 19 é que os óculos começaram a aparecer da forma como conhecemos hoje.

Já escolheu o modelo ideal de óculos para você? Nas Óticas Diniz você encontra os óculos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas, curiosidades e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Fontes de pesquisa:

Breve história dos óculos (Em inglês)

A invenção dos óculos (Em inglês)

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.