Skip links

A luz azul do celular prejudica a visão?

Você certamente já ouviu ou leu em algum lugar que olhar o celular por muito tempo faz mal para a visão, certo?

Esse debate que relaciona o uso dos smartphones a problemas de visão tem a ver com a luz azul emitida por esses aparelhos. Mas por que isso acontece?

Para entender essa questão, precisamos falar um pouco sobre como os nossos olhos “absorvem” as cores das luzes.

Existem três cores utilizadas para emitir sinais luminosos: verde, azul e vermelho. Elas são emitidas juntas, mas a córnea absorve cada tom de um jeito diferente.

A luz azul é absorvida em boa parte pela parte frontal do olho e menos de 5% dela alcança a retina. Estudos indicam que essa combinação de fatores pode ser apontada como uma das possíveis causas da fotorretinite, que ocorre quando a retina fica danificada por conta da luz incidente de alta energia.

Os problemas não param por aí. O excesso de luz azul pode causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, servindo como uma das possíveis causas da catarata e da degeneração macular.

Vale lembrar que celulares e tablets não são os únicos meios que transmitem a luz azul. Televisores e lâmpadas de LED também fazem isso, ou seja, estamos cada vez mais expostos a esse tipo de iluminação.

Mais um detalhe importantíssimo: você sabia que passar uma hora ao ar livre, em um dia nublado, expõe os olhos a 30 vezes mais luz azul do que passar o dia em frente a uma tela em um ambiente interno? Portanto, é fundamental seguir alguns cuidados para proteger sua visão.

Outros perigos da luz azul

A luz azul é absorvida por um fotopigmento chamado melanopsina, localizado na retina.

Quando recebe essa luminosidade azulada, a melanopsina envia imediatamente uma mensagem para o cérebro parar de produzir a melatonina, hormônio que controla o sono.

Por outro lado, o corpo começa a produzir melatonina conforme o sol vai se pondo, indicando que está próximo da hora de dormir.

Imagine só o que acontece quando você usa o celular ou o tablet na cama. Você está exposto a uma grande quantidade de luz azul. Como o cérebro foi informado de que precisa suspender a produção do hormônio do sono, você se mantém acordado e sente mais dificuldade para dormir.

Noites mal dormidas contribuem para o surgimento de vários problemas, como insônia e depressão, além de prejudicarem o emagrecimento e acelerarem o processo de envelhecimento precoce.

A parte boa é que as empresas que desenvolvem celulares e tablets estão cientes dos perigos da luz azul e estão fabricando modelos com incidências luminosas menores.

A dica é utilizar esses dispositivos eletrônicos por determinadas horas no dia e fazer intervalos maiores para que os olhos descansem.

Vale também manter a tela o mais longe possível dos olhos, com um nível suficiente de brilho. Caso precise utilizar o celular à noite, ative o modo noturno, que controla a cor da tela.

Controle de luz azul

As Óticas Diniz oferecem lentes capazes de proteger e controlar a luz azul. Óculos com tais lentes proporcionam mais conforto às pessoas que passam muitas horas em frente às telas de celulares e computadores. Isso porque a tecnologia dessas lentes consegue filtrar a luz azul dos espectros de cores dos aparelhos eletrônicos, neutralizando o impacto nos olhos.

Além disso, não se esqueça de usar óculos de sol todos os dias, inclusive quando estiver nublado. A equipe das Óticas Diniz está pronta para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a encontrar o modelo perfeito para cuidar dos seus olhos.

O que mais você quer saber sobre cuidados com a visão? Conte aqui nos comentários e siga nossa página no Instagram para saber mais!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.