Skip links

7 exercícios para melhorar a visão e relaxar a região dos olhos

Todo mundo sabe – ou deveria saber – que a prática de exercícios físicos é fundamental para ter um estilo de vida saudável. Não é diferente com os olhos. Isso mesmo, eles também precisam de exercícios. Como passamos muitas horas à frente da tela do computador, do celular ou da televisão, os músculos dos olhos ficam debilitados e perdem eficiência.

 

Aliás, o excesso de uso de aparelhos eletrônicos pode prejudicar a visão. O exagero na utilização desses aparelhos é causa de grande parte do cansaço visual. Os olhos ficam exaustos com tanto esforço e, normalmente, o tempo necessário para que se recuperem não é o suficiente. Por isso, a importância dos exercícios.

 

Vale lembrar que a prática não cura os problemas visuais, mas ameniza o cansaço. Além disso, os exercícios aliviam o estresse e a tensão acumulados na região dos olhos. Podem ser realizados todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana e em qualquer lugar, inclusive em casa e no trabalho. Confira alguns deles:

 

Confira quais exames oftalmológicos são obrigatórios durante a infância!

 

  1. Exercitando a focalização: sente-se em uma cadeira e observe um objeto a alguns metros de distância. Depois, estique o braço com o polegar para cima, observando-o por 15 segundos. Logo em seguida, olhe para o objeto à frente pelo mesmo tempo. Reveze a visão por cinco vezes, fazendo com que os olhos foquem tanto de perto quanto de longe.

 

  1. Treinando os movimentos: imagine o símbolo do infinito ou o número oito deitado desenhado no chão ou em uma parede branca. Faça dez vezes esse movimento e, depois, troque a direção, repetindo o exercício por mais outras dez vezes. Em seguida, olhe à esquerda o máximo que puder durante cinco segundos. Volte ao normal e pisque algumas vezes para, na sequência, fazer o mesmo para a direita. Realize o movimento para cima e para baixo e também para as diagonais por cinco vezes cada.

 

  1. Fortalecendo as pálpebras: para fazer esse exercício, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse, fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto.

 

  1. Para todas as direções: sem forçar, olhe para todas as direções por dez segundos, repetindo por mais três vezes para relaxar a tensão da região. Esse exercício é indicado principalmente quando se está focando por muito tempo em um único ponto, como a tela do celular ou do computador.

 

Conheça as diferenças entre as lentes de contato mais comuns!

 

  1. Balanço: deixe o braço semiflexionado com o polegar para cima, mais ou menos a 40 centímetros do rosto, e balance a cabeça de um lado para o outro, mantendo o olhar nos polegares sem mover o braço. Este exercício melhora o foco e o movimento lateral dos olhos. Mantenha-se no balanço por 30 segundos.

 

  1. Abrir e fechar: este exercício fortalece os músculos oculares, estimula a circulação do sangue e ajuda a lubrificar os olhos. Apenas abra e feche os olhos, mantendo cada movimento por alguns segundos por oito vezes.

 

  1. Massagem na testa: feche os olhos e faça movimentos circulares com os dedos, logo acima dos olhos. Na sequência, encoste a ponta dos dedos no centro da testa e puxe as mãos para os lados. Faça três repetições de um minuto cada. Este exercício alivia e reduz o estresse.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.