Skip links

Evite riscos nos óculos e saiba como cuidar melhor das lentes

Riscar os óculos – de grau ou solares – é muito mais comum do que se imagina no dia a dia. Mas aí vem a dúvida: como remover esses arranhões? Aliás, é possível tirar riscos das lentes?

É preciso sempre tomar muito cuidado com os óculos, pois as lentes costumam ser sensíveis e precisam de proteção para evitar danos maiores, como quebrá-las.

Caso você tenha riscado as lentes dos óculos, primeiro é preciso avaliar o tipo de dano causado. Muitas vezes, uma sujeira impregnada pode parecer um risco, então, antes de mais nada, faça uma boa limpeza em seus óculos.

Se após limpá-los de forma adequada você ainda perceber algo de errado nas lentes, veja se são riscos pequenos e superficiais, que muitas vezes mal podem ser vistos à olho nu. Se este for o caso, o ideal é manter os óculos sempre limpos para que esses riscos não aumentem.

Caso os riscos sejam grandes ou profundos e possam atrapalhar a visão, principalmente em algumas situações específicas, como em ambientes muito claros, provavelmente é hora de visitar uma ótica para trocar as lentes.

Não tente remover os riscos

Muitos sites prometem a remoção desses danos com soluções caseiras, mas a verdade é que não é possível remover os riscos sem danificar as lentes dos óculos.

Produtos milagrosos, como pasta de dente, bicarbonato de sódio ou líquidos para limpar vidros, podem piorar os riscos ou estragar de vez a lente ao invés de resolver o problema. E o pior é que, na maioria das vezes, essas soluções apenas camuflam os arranhões.

Os óculos possuem camadas de proteção, que podem ser removidas com esses produtos. O resultado é o desgaste completo das lentes ou o surgimento de manchas, que vão prejudicar a nitidez e a qualidade de sua visão.

Conserve seus óculos por mais tempo

O ideal é cuidar bem das lentes para que elas não sofram com riscos e arranhões, que prejudicam sua visão.

O primeiro passo é escolher lentes antirrisco na hora da compra dos óculos. Elas atuam com uma série de camadas contra pequenos riscos, aderências de poeira ou demais tipos de sujeira, garantindo sua durabilidade e resistência, além de facilitar na hora da limpeza.

Uma dica preciosa para que seus óculos risquem menos é guardá-los sempre em um estojo macio, com as lentes viradas para cima. Outro detalhe que muitos esquecem: sempre que os óculos estiverem fora do rosto, apoiados sobre alguma superfície, mantenha-os voltados para cima, evitando o contato das lentes com locais que possam riscá-las.

Limpar os óculos corretamente é primordial para que as lentes não risquem com facilidade. O ideal é lavar as lentes com água corrente e sabão neutro, e secar com um pano de microfibra, a famosa flanelinha de óculos que acompanha a maior parte dos estojos.

Nunca limpe os óculos com a roupa ou com panos secos, pois algumas fissuras mais grossas podem causar riscos. Limpar seus óculos enquanto está na rua, ao vento, também pode arranhar a lente, já que a poeira pode aderir ao vidro e riscá-lo enquanto você limpa. Essa recomendação é ainda mais importante para quando você estiver na praia.

Por fim, mantenha seus óculos sempre ajustados. Óculos frouxos têm mais chance de caírem no chão e sofrerem arranhões. Nas Óticas Diniz, você encontra serviços de manutenção gratuita, como limpeza, ajustes e troca de paleta. Assim você tem mais segurança e proteção para os seus óculos.

Escolheu os óculos que melhor combinam com você? Nas Óticas Diniz você encontra modelos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

 

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.