Skip links

Óculos de sol têm validade?

Você sabe que os óculos de sol são indispensáveis, pois protegem nossos olhos do contato direto com os raios solares, certo?

Além de oferecer mais conforto e estilo, os óculos de sol também ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas de visão causados justamente pela exposição solar.

Vale lembrar que esse acessório deve ser usado todos os dias, não apenas quando está sol. Isso porque os raios UV aparecem mesmo em dias nublados.

Outro dado que muita gente não sabe é que os óculos de sol têm validade. Pois é, assim como você precisa trocar de óculos de grau de tempos em tempos, também precisa renovar esse outro modelo.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo comprovou que os óculos de sol não duram para sempre justamente por conta da proteção contra os raios ultravioletas, que a enfraquecem com o passar do tempo.

É isso mesmo que o estudo diz: quanto mais você usa, mais fraca fica a proteção UV.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores deixaram alguns modelos de óculos de sol expostos a lâmpadas especiais de 450 watts, que simulavam a luz do sol, durante 50 horas. Esse cenário equivale a dois dias de verão ou quatro no inverno.

Com a comprovação de que a proteção UV enfraquece ao longo do tempo, os responsáveis pelo estudo recomendam trocar de óculos de sol periodicamente.

A mesma pesquisa revelou ainda que os óculos de sol sofrem mais com riscos e quedas. Mesmo que os arranhões não sejam visíveis a olho nu, é bem provável que a lente protetora esteja danificada. Mais um motivo para trocá-lo periodicamente.

O que acontece se eu usar óculos sem proteção UV?

Como já explicamos, ficar exposto ao sol sem proteção aumenta as chances de desenvolver diversos problemas oculares, como catarata.

É importante destacar que os óculos de sol não protegem apenas os olhos, mas a pele em volta deles, que é mais sensível.

Quando você usa um modelo que não tem proteção UV, tem mais chances de desenvolver envelhecimento precoce, já que a pele fica mais fina quando sofre agressões solares, possibilitando o surgimento de rugas. Isso sem falar no câncer de pele, cuja principal causa é a exposição solar desprotegida.

Por isso, é fundamental ter certeza de que os óculos que você está usando estejam com a proteção em dia.

Na hora da compra, procure por modelos que tenham um selo comprovando a proteção UV. Essa verificação é feita por um equipamento chamado lensômetro, que também mede o grau e o eixo dos óculos.

O ideal é usar modelos com o selo UV 400, que oferece proteção máxima contra os raios UVA e UVB.

Como esse assunto de validade é polêmico, a dica é consultar um médico oftalmologista e mostrar para eles os óculos de sol que você está usando. Ele saberá dizer se é hora de comprar um novo.

Nas Óticas Diniz, todos os óculos possuem proteção UV e são fabricados com os mais altos níveis de segurança, resistência e qualidade. Vá até a loja mais próxima e conte com a ajuda da nossa equipe para manter seus olhos protegidos.

O que achou das nossas dicas? Deixe sua sugestão aqui nos comentários e curta nossa página no Facebook para saber mais!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.