Skip links

Óculos para usar na praia

Basta o calor chegar para as pessoas correrem para a praia. Afinal, não tem nada mais gostoso do que um banho de mar, ainda mais se estiver com a família ou com os amigos do lado. No entanto, é importante tomar alguns cuidados, já que o contato direto com o sol traz sérios riscos para a saúde, inclusive para a visão. Por isso, é fundamental usar óculos de sol.

 

De forma geral, os óculos de sol protegem contra os raios UVA e UVB, que podem causar problemas oculares como a degeneração macular e até mesmo a catarata. Isso sem falar que permitem maior conforto visual. Portanto, se você ainda não sabe em qual modelo investir neste verão, separamos algumas dicas. Confira!

 

Confira as 10 coisas que só acontecem com quem usa lentes de contato!

 

Como tudo começou

Você sabia que a origem dos óculos de sol é mais antiga do que imaginamos? Para se ter uma ideia, o primeiro relato das lentes escuras vem de épocas antes de Cristo. Na China, elas eram tingidas com chá para tratar a conjuntivite.

 

Sabe o famoso imperador Nero? Lá no século 1, ele costumava usar uma lente verde grossa e pesada para proteger seus olhos da claridade enquanto assistia às lutas nas arenas romanas. Apesar disso, os primeiros óculos de sol com duas lentes foram criados na Alemanha no século 13, mas ainda eram grossas e pesadas.

 

No século seguinte, os franceses criaram uma armação mais leve para os óculos de sol, com o apoio de nariz. As hastes laterais, no entanto, só apareceram no século 17. E assim foi, até chegarmos na década de 1960, quando as lentes de vidro foram substituídas por acrílico e policarbonato, o que permitiu a aplicação de uma gama de cores. Viram só, é algo recente!

 

Conheça algumas dicas para cuidar bem dos seus olhos!

 

Dicas para acertar na escolha

A pergunta que não quer calar é: como escolher os óculos de sol? Além de analisar o formato de rosto, é importante optar por materiais que sejam resistentes ao sol e à agua, como os de acetato. Além disso, é fundamental que tenham certificações e selos de qualidade, que garantirão toda a proteção necessária contra os raios ultravioleta.

 

Quanto à cor da lente dos óculos de sol, tudo vai depender de como você vai usar. Lentes marrons são ótimas para dirigir, já as amarelas realçam a visão noturna e são indicadas para uso no amanhecer ou no entardecer. Mas, se a sua intenção é realmente curtir uma praia em boa companhia, invista nas lentes roxas.

 

Principais cuidados

O mar e a areia são prejudiciais para os óculos de sol, pois podem danificar as lentes e as armações, além do risco de ficar engordurado por conta da maresia. Por isso, evite o contato direto. Caso observe alguma sujeira, limpe com produtos próprios.

 

O calor em excesso também tende a entortar as armações. A melhor forma de evitar que isso aconteça é guardando os óculos de sol em locais frescos, como o estojo que vem junto com o acessório.

 

Quer aproveitar ainda este verão? Corra para a loja mais próxima das Óticas Diniz e escolha o modelo que mais combina com o seu estilo!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.