Skip links

Proteção solar: por que ela é tão importante nos óculos?

Vamos fazer um exercício? Imagine-se olhando para o sol sem qualquer tipo de óculos. Você certamente franziu os olhos só de pensar, não é mesmo? Essa é uma forma simples e rápida de entender os perigos do contato direto com a luz solar. Sabemos, por exemplo, da importância do filtro solar para proteger nossa pele. O mesmo vale para os olhos, por isso é fundamental usar óculos de sol.

 

No entanto, não é qualquer modelo de óculos de sol que mantém nossos olhos saudáveis e livres de alguns problemas de visão causados justamente pelo contato com o sol, como a degeneração macular. Os óculos escolhidos precisam ser certificados com proteção UV, ou seja, contra os raios solares.

 

Por isso, fuja de opções muito baratas e invista em um modelo de qualidade. Certifique-se de que ele realmente vai proteger seus olhos e oferecer todo conforto que você precisa para curtir momentos ao ar livre. Saiba mais sobre a importância da proteção solar nos óculos de sol.

 

Saiba em quais alimentos apostar para cuidar dos olhos!

 

Você conhece os raios solares?

Os raios ultravioletas, conhecidos como UV, são gerados pelo sol e essenciais para preservar o calor na Terra. Apesar de serem essenciais para a vida no nosso planeta, eles fazem mal à pele e aos olhos, por isso é imprescindível se proteger com filtro solar, chapéu, boné e, claro, óculos de sol.

 

Existem dois tipos de raios UV: UVA e UVB. O primeiro é responsável por atingir as camadas mais profundas da pele, causando envelhecimento precoce e outros danos. Já o UVB atinge as camadas mais superficiais, provocando queimaduras e vermelhidão. Nos olhos, como já mencionamos, os raios ultravioletas podem levar a uma série de problemas de visão.

 

O que acontece se eu não usar óculos de sol?

Os efeitos da radiação UV para os olhos são cumulativos, ou seja, quanto mais contato direto com o sol sem proteção, maiores serão os riscos de desenvolver um problema de visão. Por isso, o uso dos óculos de sol deve se tornar um hábito desde cedo. Os pais não só podem, como devem incentivar seus filhos a utilizarem o acessório, assim eles poderão ter olhos mais saudáveis no futuro.

 

Saiba quando as crianças podem começar a usar óculos de sol!

 

Na hora de comprar os óculos de sol, verifique o nível de proteção UV que as lentes oferecem. Essa informação deve estar presente em um adesivo fixado nas lentes ou no manual de informações técnicas do produto. Vale lembrar que eles devem proteger os seus olhos o máximo possível, sempre respeitando o seu formato de rosto.

 

Não se esqueça também de combinar o uso dos óculos de sol com bonés e chapéus para proteger ainda mais os seus olhos. Agora é só procurar a loja mais próxima das Óticas Diniz e escolher um modelo que combine com o seu estilo!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.