Skip links

Óculos clássicos: você conhece a história do modelo aviador?

Os óculos escuros estilo aviador têm uma das armações mais icônicas do mundo da moda. Queridinhos de fashionistas e celebridades, ganharam centenas de releituras com o passar dos anos. Porém, dois detalhes nunca mudam: as lentes em formato de gota e a armação de metal, que se tornaram sinônimo de estilo e atitude, aparecendo em editoriais de moda, desfiles, shows de rock, videoclipes e, é claro, em filmes de Hollywood.

Mas você conhece a origem desse modelo? A gente explica!

Tecnologia militar

O design clássico dos aviadores foi comissionado pelo piloto John McReady, da força aérea americana, em 1929, como uma opção melhor que os óculos de proteção usados pelos militares do país para se proteger da radiação solar durante missões aéreas. O desenho foi criado pela companhia nova-iorquina Bausch & Lomb.

A ideia era criar um par de óculos que cobrisse totalmente os olhos dos pilotos, acabando com os clarões e pontos cegos aos quais eram submetidos os militares que comandavam caças e helicópteros.

A lenda chega ao mercado

A empresa iniciou a venda dos óculos estilo aviador para o público em geral em 1938. Originalmente, os óculos foram vendidos como produtos esportivos, mas já tinham todos os elementos que o tornariam um clássico: as lentes em forma de gota, a armação de metal e as hastes finas e resistentes.

O design foi popularizado graças ao general americano Douglas MacArthur, que foi fotografado por dezenas de repórteres durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, durante uma operação de ocupação de uma praia nas Filipinas. A imagem tornou-se uma foto clássica do período, elevando os aviadores ao status de ícone instantaneamente.

O resto, como se diz, é história.

Quer encontrar óculos estilo aviador das melhores grifes? Nas Óticas Diniz você encontra os modelos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.