Skip links

Saiba como se proteger das doenças oculares no inverno

Vento frio, clima seco e baixa umidade. É… o inverno chegou, e você sabia que esta é uma época propícia para o surgimento de doenças oculares?

A Síndrome do Olho Seco e a conjuntivite são algumas enfermidades que costumam se propagar nesta estação em razão da maior concentração de poluentes no ar e da perda de parte da lubrificação natural dos olhos, que ocorre pela evaporação da camada aquosa da lágrima.

Adicionado a isso está a permanência por mais tempo em ambientes fechados e a exposição à poluição. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é importante e se faz necessário para evitar o surgimento de doenças oculares.

Dicas para o dia a dia de como evitar o surgimento de doenças nos olhos

Em tempo de pandemia do novo Coronavírus (saiba como limpar os óculos e prevenir a contaminação), o mais adequado é se cuidar e evitar a necessidade de ir ao hospital. Para isso e, de quebra, não correr riscos de desenvolver alguma doença ocular ou alergias, confira algumas dicas práticas para o seu dia a dia.

  • Nada de poeira

Evite objetos que juntem poeira, como: documentos antigos, livros, carpete, tapete, bicho de pelúcia, cortina, etc. Também mantenha o filtro do ar-condicionado limpo.

  • Evite contato com agentes irritantes

Fuja da exposição de fumaça, pólen, poeira e pelos de animais.

  • Noites tranquilas

Durma em local arejado e umedecido.

  • Mãos limpas

Evite colocar as mãos no rosto e nos olhos, mas se precisar lave bem as mãos com água e sabão

  • Cada uma com sua maquiagem

Não compartilhe produtos como esponjas, rímel, lenços, delineadores e toalhas de rosto.

  • Trocar a roupa de cama

Troque com frequência as fronhas dos travesseiros.

Se caso apresentar sintomas como ardência, irritação, coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, fale com um(a) oftalmologista para encontrar o melhor tratamento.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde dos olhos? Acompanhe as Óticas Diniz em suas diferentes plataformas: Blog, Instagram e Facebook.

 

Fontes

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Hospital São Vicente de Paulo

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.