Skip links
Modelo em um fundo urbano desfocado, olhando para a câmera, com uma camisa amarela e óculos no clima de outono

5 cuidados que você precisa ter com os olhos no outono

O outono chegou com seu clima ameno e alguns cuidados são necessários para a saúde dos olhos durante a estação. A queda na temperatura e a baixa umidade, em decorrência do tempo seco, criam um ambiente propício para o ressecamento ocular e surgimento de problemas ligados à saúde visual.

A predisposição de ter alergias, infecções e doenças oculares nesta época acontece em razão de os olhos ficarem menos lubrificados e mais expostos à poluição. Por isso, caso sinta sintomas como vermelhidão, visão borrada, lacrimejamento ou coceira, o ideal é procurar um especialista.

Como preservar a saúde dos olhos durante o outono

Ardência, coceira e visão borrada que só melhora ao piscar e desconforto após assistir televisão ou usar o computador podem ser sinais da Síndrome do Olho Seco. Segundo especialistas, isso ocorre porque o poder de lubrificação do olho é reduzido no outono.

Para evitar esse tipo de situação, consulte um oftalmologista, que poderá indicar qual o melhor colírio para o seu caso.

Com os olhos ressecados, também é possível o surgimento de quadros de conjuntivite alérgica (causada pela poeira, por exemplo) ou infecciosa (causada por vírus, bactérias e fungos).

A recomendação médica é que se evite coçar os olhos em locais públicos ou em ambiente com outras pessoas com os mesmos sintomas.

Ainda assim, para essas e outras situações, com alguns cuidados é possível cuidar da saúde dos olhos durante o outono. São eles:

  • Usar soro fisiológico – ou colírio, com indicação médica – para limpar os olhos.
  • Proteger os olhos nas atividades externas com óculos de sol. – (Confira aqui os modelos mais fashion para esta época do ano)
  • Evitar ficar posicionado em frente a ar-condicionado.
  • Não coçar os olhos em locais públicos.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, maquiagem e colírios.

Para proteger seus olhos com óculos de qualidade, conte com as Óticas Diniz. Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Fontes

G1

Instituto de Oftalmologia de Assis

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.