Ilustração em vermelho de uma mão segurando os óculos, enquanto cai água nas lentes para evitar o coronavírus

Coronavírus: saiba como limpar os óculos e prevenir a contaminação

Em tempos de coronavírus (COVID-19), em que é preciso redobrar a atenção na higienização das mãos e dos objetos pessoais, a limpeza dos óculos de forma adequada também se torna uma preocupação para quem usa o acessório.

Cerca de 19% da população, segundo o IBGE, faz o uso de óculos e sabe que é inevitável tocar na peça para limpar as lentes ou quando vai ajustar a armação no rosto, diversas vezes ao longo do dia – Veja 10 dicas de como cuidar dos seus óculos.

“É importante estar alerta sempre, não só agora ou até a pandemia passar. Como qualquer outro objeto, o item pode ser um meio de contaminação e devemos ter a preocupação de tomar alguns cuidados”, afirma Leonardo Queiroz, gerente de Produto das Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil.

Dicas para evitar o coronavírus

Confira abaixo 6 dicas sobre o que fazer para que os óculos usados no dia a dia não facilitem a contaminação pelo coronavírus:

  • Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou usar álcool 70% em gel antes e depois de tocar nos óculos. Como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem higienizá-las é perigoso.
  • Os óculos também devem ser limpos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo, porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação.
  • Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso de álcool.
  • Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que esses lenços não são esterilizantes.
  • Lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool 70% em gel após limpar os óculos corretamente.
  • Higienize com álcool 70% em gel as cases dos óculos antes e depois de tocá-las.

Siga as Óticas Diniz no Facebook e no Instagram para conferir dicas de como cuidar da saúde dos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *