mulher usa óculos escuros para proteger os olhos no verão

5 cuidados importantes com os olhos no Verão

A temporada de altas temperaturas chegou e para você aproveitar a piscina, o mar, e o descanso, sem gerar problemas para a visão, é preciso seguir alguns cuidados com os olhos no verão.

Muita gente associa a estação a cuidados apenas com a pele – o que também é importante, mas não é só isso. Os olhos também sofrem com os raios solares e a constante exposição solar, e sem os devidos cuidados podem acarretar problemas na visão.

Durante o verão existe uma alta incidência de doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco e alergias.

Ainda assim, o sol é essencial para o corpo humano, pois ele estimula a produção de vitamina D que oferece muitos benefícios para a saúde. No entanto, a exposição aos raios solares deve ser controlada em horários de maior pico solar, porque podem causar sérios problemas à visão, além dos apontados como insolação, câncer de pele e outros.

casal de homem e mulher usando óculos escuros para proteger os olhos no verão

Os melhores cuidados com os olhos no verão

Use óculos escuros

Comece a cuidar dos seus olhos usando óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). Além disso, o tamanho da armação é um item essencial que garantirá que a luz não passe por fora das lentes.

Use chapéus e bonés

Além dos óculos de sol, utilize também chapéus e bonés para proteger os olhos. Isso porque, ao fazerem sombra sobre o rosto, esses acessórios evitam que esses raios solares atinjam diretamente os olhos.

Cuidados com as lentes de contato

Quem usa lentes de contato deve ter o cuidado redobrado ao entrar na piscina. O recomendado é retirá-las ou descartá-las assim que sair, pois bactérias podem ficar alojadas entre a córnea e a lente, podendo gerar infecções.

Se as suas lentes não são descartáveis, prefira retirá-las antes de entrar na piscina. Se por acaso acabar esquecendo de fazer isso, retire-as imediatamente e limpe-as com um colírio especial.

Passe protetor solar corretamente

O protetor solar deve ser passado apenas na área superior do rosto e na pálpebra inferior. Evite a pálpebra superior, pois o produto pode escorrer para dentro do olho e pode causar alergia ou irritação.

Não abra os olhos dentro da piscina

Evite ficar com os olhos abertos embaixo da água da piscina, pois o cloro e outros produtos contidos na água irritam e podem causar alergias. É por isso que os olhos ficam vermelhos quando ficamos com eles abertos ao nadar. Se isso acontecer, ao sair, procure lavar muito bem os olhos com água limpa.

Para ficar por dentro de mais dicas sobre a saúde dos olhos, acompanhe as atualizações do blog das Óticas Diniz, assim como os posts do Instagram e do Facebook.

Fontes

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Instituto de Olhos da Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.