Skip links

Tire suas dúvidas sobre astigmatismo

Não é difícil encontrar alguém do seu círculo social que tenha problemas de visão, principalmente nos dias de hoje, em que estamos a todo momento passando os olhos por telas de todos os tipos e tamanhos. TVs, tablets, laptops, smartphones, e-books… A tecnologia avança e, infelizmente, muitos problemas de visão também. Mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com algum deles. E o astigmatismo atinge boa parte destas pessoas.

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo ocorre quando a córnea ou o cristalino apresentam uma curvatura irregular que acaba fazendo com que a luz não consiga ser corretamente focalizada na retina, impedindo o cérebro de criar imagens nítidas. Os raios de luz alcançam a retina em pontos diferentes, tornando a imagem distorcida tanto de longe, quanto de perto.

É um problema de visão entendido como erro de refração, já que afeta a maneira como a luz deveria chegar à retina. As irregularidades na curvatura da córnea ou do cristalino são bem comuns e, por isso, a maioria das pessoas tem algum grau de astigmatismo. Muitas vezes não chegam nem a perceber, por serem irregularidades muito leves, que não atrapalham a visão no geral.

Tipos de astigmatismo

O astigmatismo é corneano quando a irregularidade que evita que a luz chegue em um único ponto da retina ocorre na curvatura da córnea. Ele pode ser cristaliniano quando a dispersão da luz que chega aos olhos é provocada por alterações na curvatura do cristalino.

Sintomas do astigmatismo

Dores de cabeça constantes ou vista cansada podem ligar o alerta para um possível problema de astigmatismo. Mas o principal sintoma é a persistência da visão desfocada, seja de perto, seja de longe.

Necessidade de “apertar” os olhos para diminuir o campo de visão, sensibilidade à luz, piora na visão no período noturno, dor na musculatura ao redor dos olhos, visão dupla e queda na performance escolar ou profissional são alguns outros sintomas considerados.

Fatores de risco do astigmatismo

Na maior parte dos casos as pessoas já nascem com o astigmatismo e o histórico familiar é um dos pontos de influência. Apesar disto, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento do problema com o tempo:

–  Cirurgia ou trauma ocular

– Coçar os olhos constantemente

Tratamentos do astigmatismo

Óculos

Talvez o mais comum dos tratamentos para astigmatismo. As lentes dos óculos corrigem as irregularidades de curvatura. Elas vão variar de espessura, dependendo do grau de correção necessário. O campo da visão corrigida fica limitado ao tamanho da lente utilizada.

Lentes de contato

Têm o mesmo funcionamento das lentes dos óculos. São mais eficientes, no entanto, por estarem “coladas” ao globo ocular e não limitarem o campo da visão corrigida, como quando da utilização das armações. Muitas pessoas se adaptam apenas com a lente gelatinosa, outras conseguem utilizar as lentes rígidas. E algumas não se adaptam com nenhuma delas, optando pelos óculos ou pela cirurgia.

Ortoceratologia

É um tipo de tratamento que utiliza as lentes de contatos rígidas para tentar moldar a curvatura e corrigir as irregularidades que causam o astigmatismo. As lentes são usadas por várias horas seguidas do dia ou da noite. Após algum tempo o paciente pode reduzir o tempo de utilização das lentes, conseguindo enxergar bem sem auxílio por boa parte do dia.

Cirurgia

Antes tratada como último recurso, hoje a cirurgia refrativa é muitas vezes pensada como o primeiro. O tratamento consiste em aplicar um laser para remodelar a curvatura e conseguir que a luz chegue à retina em um único ponto (indicada para astigmatismos corneanos)

A cirurgia é muito simples, indolor, não demora nem uma hora e é feita com anestesia local. Está prevista para maiores de 18 anos com grau estabilizado por pelo menos 12 meses.

 

Agora é com você! Cuide-se! E conte com as Óticas Diniz para estar ao seu lado, para adquirir aquela lente de contato ou para fazer seus óculos com aquela armação da moda.

Quer saber mais sobre astigmatismo? Curta nossa página no Facebook ou siga a gente no Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.