Skip links

5 dicas para evitar problemas de visão

Ter um problema de visão é absolutamente normal. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 35 milhões de brasileiros, quase 19% da população, sofrem de alguma alteração visual. Portanto, se você faz parte desse índice, não se preocupe. Basta seguir as recomendações do seu oftalmologista e reforçar os cuidados para evitar que o problema se agrave.

 

Mas, se você está fora desse quadro, é fundamental se prevenir. Assim como precisamos seguir algumas recomendações para ficarmos livres de doenças no restante do corpo, também devemos cuidar dos nossos olhos para garantir que fiquem saudáveis e livres de problemas de visão.

 

É importante lembrar que alguns desses problemas de visão estão relacionados a algum fator genético. Mas, com alguns cuidados simples e rotineiros, é possível evitar diversos problemas oculares, como glaucoma, catarata, doenças maculares e ambliopia. Confira as principais dicas:

 

Saiba o que deve ser levado em conta na hora de escolher óculos para homens!

 

  1. Use óculos escuros: o contato direto com o sol prejudica a saúde dos olhos e pode levar a uma série de problemas de visão. Por isso, opte por óculos certificados, com proteção contra os raios UVA e UVB e use-os todos os dias, inclusive quando estiver nublado ou chovendo.

 

  1. Evite coçar os olhos: esse hábito tem se intensificado em regiões onde há muita poluição, mas é extremamente prejudicial aos olhos e pode causar problemas de visão, como ceratocone e descolamento da retina. A pressão que o dedo faz nos olhos muda a estrutura da córnea e da fibra ocular, deixando-a mais elástica. Sem contar que os dedos e as unhas são usados o tempo todo e acabam acumulando sujeira. Quando seus olhos estiverem coçando, lave-os com soro fisiológico, faça compressas geladas e use um colírio prescrito por um oftalmologista.

 

  1. Não use medicamentos por conta própria: o colírio que o seu irmão ou amigo usam muitas vezes não serve para você. Da mesma forma, as recomendações que eles seguem para tratar um problema de visão podem não ser as mesmas para o seu caso. Por isso, não compartilhe nem use qualquer tipo de medicamento ou colírio sem antes consultar um especialista.

 

Conheça os alimentos que ajudam a melhorar a saúde dos olhos!

 

  1. Lavar as mãos: ao colocar e tirar lentes de contato, sempre (sempre mesmo) lave bem as mãos antes de encostar nos olhos.

 

  1. Evite ficar sem piscar diante do computador: passamos a maior parte do tempo na frente do computador ou olhando para a tela do celular, certo? Pois fique sabendo que passar mais de sete horas olhando para um aparelho eletrônico pode comprometer as camadas protetoras da superfície dos olhos, causando problemas de visão, como secura comparável à Síndrome do Olho Seco. Por isso, pisque várias vezes e procure olhar para outros pontos para relaxar a visão. Outra bela alternativa é a tecnologia das lentes BlueControl. Ela protege os olhos da luz azul que os computadores, tablets e celulares emitem.

 

Agora é com você! Siga nossas dicas e cuide dos seus olhos. Se precisar, pode contar sempre com os especialistas das Óticas Diniz.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.