Skip links

Como ajudar seu filho a usar óculos

Todo mundo sabe que o uso de óculos é uma das melhores formas de corrigir a visão, certo?

O problema é quando as crianças sentem dificuldade para usar o acessório. Nessas horas é comum que elas reclamem e tirem os óculos, mesmo que você insista para que fiquem com eles. O que fazer?

O primeiro passo é apostar em modelos de óculos infantis cheios de estilo. É importante que deixar o pequeno à vontade para escolher a opção que mais gosta, ok?

Agora entra o seu papel como pai ou responsável pela criança. Conversar é sempre o melhor caminho para que ela entenda o que é certo e errado e saiba da importância de cuidar da visão.

Vale lembrar que essa conversa deve ser feita da maneira mais esclarecedora possível, sem elevar o tom de voz e com um tom lúdico.

Explique todos nós precisamos cuidar da visão e que as crianças precisam realizar exames para saber se enxergam direitinho. Aquelas que não enxergam precisam dos óculos e eles devem ser usados corretamente.

Para ficar ainda mais fácil, você não só pode como deve usar exemplos de celebridades que são conhecidas por usar óculos.

Outra dica é falar de um personagem que a criança gosta e que também usa o acessório (pode ser de filme, desenho, livro e por aí vai). O importante é que o pequeno sinta vontade de usar os óculos.

Deu certo? Bom, agora você precisa se certificar de que estão seguindo todas as orientações médicas.

Tenha em mente que a criança não entende tudo que o oftalmologista fala, por isso, a responsabilidade de verificar se ela segue as recomendações é sua.

Nos primeiros dias, entre em contato com a escola para saber como está a adaptação do seu filho com os óculos.

Lembre-se também de perguntar se ele consegue enxergar o que os professores escrevem durante a aula e se tem dificuldade para anotar os ensinamentos. Quanto mais importante ele se sentir, mais vontade terá de usar os óculos.

Como ter certeza de que o seu filho precisa de óculos?

Antes de mais nada, é importante lembrar que dificilmente seu filho pedirá que você o leve ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Portanto, é sua obrigação ficar de olho no comportamento dele e buscar ajuda caso suspeite que ele precisa corrigir a visão.

Entre os sintomas mais comuns, estão dores de cabeça frequentes após longos períodos na frente da TV ou do computador, tensão ocular, dificuldade para enxergar de perto ou de longe, coçar os olhos, franzi-los ao ter que ler ou escrever algo, entre outros.

Ao perceber esses comportamentos, busque ajuda médica imediatamente. Afinal, quanto mais cedo a visão do seu filho for corrigida, melhor! Lembre-se de que você também pode ajudá-lo a cuidar melhor dos olhos.

Temos outro ótimo incentivo para ajudar você na missão de fazer com que seu filho entenda a importância de usar óculos: a equipe das Óticas Diniz é capacitada e está pronta para auxiliar na escolha da armação perfeita para as crianças.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e siga nossa página no Instagram para conferir todas as novidades.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.