Skip links

VISÃO: QUATRO DICAS PARA TER OS OLHOS SAUDÁVEIS

Alimentação balanceada e uso de maquiagem de qualidade são alguns cuidados básicos que ajudam a prevenir problemas na visão

Como qualquer parte do corpo, os olhos precisam de atenção para se manterem sempre saudáveis. Mas, você sabia que não bastam as consultas regulares com o oftalmologista para diminuir o risco de desenvolver alterações oculares ao longo da vida? Ter boa alimentação e higiene, bem como abandonar alguns hábitos, também podem ser benéficos para a sua visão.

A prevenção e a detecção precoce de quaisquer alterações que exigem tratamento médico são fundamentais. Mas, geralmente, grande parte das pessoas só costuma procurar ajuda médica apenas quando sente alguns sintomas, como a diminuição da capacidade visual para longe ou para perto, cansaço ou até mesmo dores de cabeça.

Contudo, engana-se quem acha que se gasta muito para proteger a visão. Para isso, basta abandonar alguns hábitos que, sem perceber, prejudicam a saúde ocular diariamente. Daí, a importância de dar mais atenção ao estilo de vida que você leva.

Deseja manter seus olhos saudáveis? Aqui, vão algumas dicas que podem ajudar você a conquistar este objetivo. Confira!

1 – Consultas periódicas: devem ser regulares desde o nascimento porque as doenças específicas podem aparecer em qualquer fase da vida. Na adolescência, por exemplo, é comum os jovens apresentarem sinais de cansaço visual e bastante dor de cabeça, indicando alterações refrativas como Astigmatismo, Miopia ou Hipermetropia.

2 – Maquiagem: é sempre bom lembrar de usar marcas regulamentadas pelos órgãos de saúde como a ANVISA, no caso do Brasil. Além disso, verifique se os produtos são dermatologicamente testados e hipoalérgicos e, principalmente, se estão dentro do prazo de validade para não correr o risco de contrair doenças como dermatite ou conjuntivite tóxica. Também evite compartilhar itens, como batons, rímel ou lápis de olho com outras pessoas para não contaminá-los. E, jamais, durma sem retirar a maquiagem. No primeiro sinal de coceira, olho seco, fotofobia ou qualquer irritação, após aplicar algum cosmético, compartilhado ou não, lave a região com água abundante, interrompa imediatamente o uso e procure um oftalmologista.

 3Óculos de sol: o uso é imprescindível em dias de sol forte ou mesmo nublados, pois há a incidência de raios ultravioleta em ambos. Por isso, o acessório é fundamental para que a radiação solar não cause danos à córnea, ao cristalino, à retina e às pálpebras. Ao comprar, além da aparência ou preço, também é importante se certificar da qualidade e da autenticidade do produto, bem como se tem proteção contra os raios UVA e UVB. Não use óculos sem garantia e, muito menos, falsificados. Entre as sugestões, para mulheres, estão os modelos de Óculos da Ana Hickmann.  Para o público masculino, os Óculos de Sol Ray-Ban estão entre os preferidos.

4 – Alimentação Balanceada: maus hábitos à mesa, como excesso de açúcar, fritura e sal são prejudiciais ao funcionamento do organismo. Uma dieta rica em frutas e vegetais, ricos em carotenoides, como Luteína e Zeaxantina presentes na cenoura e no espinafre, por exemplo, ajudam a diminuir a degeneração natural dos olhos, ampliando o seu alcance visual.

Gostou das dicas? Então, acompanhe o próximo post!

Traremos mais orientações, como estas, para você manter os seus olhos sempre bem cuidados.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.