Óculos novos? Saiba como se adaptar

Cada vez que o grau de nossos óculos muda é necessário trocar as lentes e, em seguida, passamos por um período de adaptação.

Caso você nunca tenha usado óculos antes, esse processo é ainda mais intenso, já que terá que se acostumar com um acessório para todos os dias.

Nos dois cenários, é normal sentir alguns pequenos incômodos, até que você se sinta bem com os novos óculos.

De qualquer forma, é importante criar o hábito de realmente usar os óculos para que possamos nos sentir cada vez mais confortáveis com esse acessório.

Tenha certeza que os óculos estão corretos para sua visão

Antes de mais nada, consulte um bom oftalmologista para analisar seu caso e indicar as melhores soluções, como grau, lentes, etc.

Manter acompanhamento com um bom profissional é essencial para que a saúde dos seus olhos seja tratada com o devido cuidado, além de garantir que tanto o exame quanto a prescrição sejam destinados para os corretos e devidos fins.

Peça para o médico também conferir se há indício de alguma irregularidade ou algum tipo de doença nos olhos.

Procure entender melhor sobre a lente

Existem duas características que podem te ajudar a compreender melhor como as lentes funcionam.

Quando for solicitar o novo modelo dos seus óculos, verifique com o profissional que te atender sobre a Distância Naso Pupilar (DNP), medida entre as duas pupilas e o centro do nariz.

Confira também a Distância Pupilar (DP), medida das distâncias entre as pupilas de cada olho. Com essas duas medidas feitas corretamente, a chance de incômodos é menor.

Ou seja, o processo de adaptação se torna muito mais tranquilo e simples.

Cuidados gerais

É fundamental que as lentes sejam limpas regularmente para evitar o acúmulo de gordura e poeira, que podem resultar em riscos permanentes. Quanto mais sujeira a lente tiver, mais cansada a sua vista pode ficar.

Para limpar as lentes, use sabão neutro e água corrente. Para secar, o ideal é o processo natural, mas você também pode usar um pano de microfibra.

Aqui nesse post damos dica completas para manter as lentes de seus óculos limpos.

Outro fator importante é a forma ideal para guardar seus óculos. Use o estojo próprio para eles que vem quando você compra sua armação, ele é o melhor jeito de mantê-los limpos e protegidos.

Além disso, tome cuidado para não dormir sem tirar os óculos ou deixá-los sem proteção, evitando que a armação entorte, risque ou até quebre.

Crie lembretes

Espalhe lembretes e mensagens para que você se lembre de usar seus óculos, caso você não precise usá-lo sempre, como é o caso de quem usa óculos de descanso.

A ciência diz que nós levamos 28 dias para criar hábitos, por isso é importante ficar atento para que os óculos não sejam jogados para escanteio por falta de costume.

Gostou das orientações acima? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique de olho em nossas páginas do Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *