Skip links

Dicas para conservar bem seus óculos

Você sabia que mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com algum problema de visão? Esse dado, informado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 19% da população precisa de algum acessório para corrigir a visão, como óculos de grau. Por isso, é preciso saber como cuidar deles para que possam ser usados corretamente e por muito mais tempo.

Entre os erros mais comuns na hora de cuidar dos óculos, estão limpeza com produtos inadequados, manuseio incorreto e contato próximo com substâncias que danificam as lentes. Por isso, preparamos uma lista de dicas com tudo que você precisa saber para fazer dos seus óculos o seu melhor amigo e manter sua visão sempre protegida.

Confira aqui os principais problemas oculares do nascimento à terceira idade!

Limpeza

Quantas vezes temos vontade de esfregar os óculos na camiseta quando percebemos que os estão sujos? Esse hábito é feito de forma quase automática, mas prejudica e muito a vida útil dos óculos. Isso porque pode arranhar e danificar permanentemente as lentes.

 

Algumas pessoas também utilizam produtos por conta própria na hora de limpá-los sem saber se, de fato, são adequados. Materiais como detergentes, acetona e produtos químicos, por exemplo, são extremamente prejudiciais às lentes dos óculos.

 

Utilize produtos próprios fabricados especialmente para a limpeza dos óculos. Converse com seu oftalmologista ou com profissionais da ótica em que fizer seus óculos para saber quais produtos são mais adequados.

Armazenamento

Quando você compra os óculos, eles sempre são acompanhados de um estojo próprio. Não é à toa, afinal, os óculos são sensíveis e devem ser guardados em um local protegido. Por isso, quando não estiverem em uso, guarde-os sempre dentro desse estojo.

 

Nunca coloque seus óculos diretamente em bolsas e sacolas. Também evite deixá-los próximos do alcance de crianças e em locais que façam calor, como o porta-luvas do carro ou ao lado de fogões e secadores de cabelo. O calor prejudica a estrutura da armação e faz com que o revestimento das lentes seja danificado.

 

Saiba os riscos que você corre ao comprar um óculos ilegal!

 

Uso correto

Existem diversos modelos de óculos por aí, mas somente uma forma correta de usá-los: apoiados no início do nariz, sendo que os olhos devem ficar no centro das lentes. Evite colocá-los sobre a cabeça quando não estiver usando-os, pois isso causa um desgaste na armação.

 

Pode parecer um simples detalhe, mas quando a armação dos óculos fica desalinhada, as lentesnão funcionam corretamente e não corrigem o nosso problema de visão. Quando precisar tirá-los e não estiver com o estojo por perto, deixe-os apoiados em superfícies regulares e com as lentes viradas para cima.

 

Ah, se quiser, você também pode usar as famosas cordinhas para óculos, que estão em alta e ajudam a conservá-lo por mais tempo, evitando também o risco de quedas.

 

Agora é com você! Vá até a loja mais próxima da Ótica Diniz, escolha o modelo de óculos que mais combina com o seu estilo e use nossas dicas para cuidar deles diariamente.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.