Skip links

PIRATARIA TAMBÉM FAZ MAL À SAÚDE

Os óculos se tornaram um acessório de moda para os brasileiros, que adoram variar o look com armações diferentes. Para manter o estilo, muitas pessoas optam por adquirir armações e lentes piratas compradas no comércio popular de rua (camelôs). Essas vendas de produtos ilegais e sem qualidade já representam 45% do faturamento do mercado óptico, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica).

Só entre 2006 e 2016, foram apreendidos mais de 80 milhões de produtos ilegais, além da destruição de mais de 15 milhões de óculos, evitando que retornassem ao mercado.

E aí está o grande perigo, principalmente com as lentes. A falta de qualidade em sua fabricação pode provocar não só o aumento de grau como também o aparecimento de doenças oculares.

Sem nenhuma procedência, elas podem provocar:

Dores de cabeça

Dificuldades na leitura

Embaçamento visual

Tontura

Visão dupla

Ardência

Lacrimejamento

Distorção de imagens

Esses problemas ocorrem devido às lentes terem grau que pode não ser compatível com a necessidade do usuário, prejudicando ainda mais o campo visual.

E se você acha que os óculos de sol falsificados não fazem mal, está redondamente enganado.

Eles também são um perigo para a saúde ocular e podem ocasionar disfunções, como:

Degeneração da retina

Catarata

A principal função desse tipo de produto é proteger os olhos dos raios ultravioleta e infravermelhos, mas isso não acontece, pois o material é de qualidade inferior.

A pupila, com a passagem excessiva de raios solares, se dilata e, usando esse produto falsificado a longo prazo, pode acelerar o aparecimento desses problemas. Se o tratamento não for rápido, a pessoa corre o risco de ficar cega.

Em relação às armações, o material desses produtos é frágil, pode descascar e quebrar rapidamente. Além disso, provocam dores atrás das orelhas, ferimentos leves no nariz e nas maçãs do rosto. Inclusive, algumas pessoas mais sensíveis à tinta usada nos óculos chegam a desenvolver alergias cutâneas. Vale ressaltar que, no processo de galvanização, que é a pintura do metal dos óculos, muitos desses fabricantes utilizam substâncias cancerígenas.

Por isso, pense bem antes de se deixar seduzir por preço ou facilidade para comprar essa ou aquela marca, pois como já diz o ditado popular: o barato sai caro… e muito.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.