Skip links
Médico Oftalmologista segurando Oftalmoscópio, usado em exame de vista

Dia do Oftalmologista – Saiba quando realizar sua consulta

Neste 7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista, profissional fundamental para cuidar da saúde dos olhos.  A visão é um bem precioso, que representa a capacidade das pessoas de perceberem o universo que as cercam. E cuidar dessa dádiva é importantíssimo.

Segundo o Ministério da Saúde, a visão corresponde a 80% da relação que o ser humano tem com o mundo. E cabe ao oftalmologista estudar e desenvolver tratamentos para as doenças que afetam os olhos, além de, também, poderem atuar tanto na área clínica quanto na cirúrgica.

Quando procurar um oftalmologista

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que tenha quase 1,2 milhão de cegos no Brasil, dos quais 60% (aproximadamente 700 mil pessoas) poderiam ter esta condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo.

Por isso, a consulta ao oftalmologista deve se tornar um hábito. Dessa maneira, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão.

Quando não se tem sintomas de algum problema, o Hospital de Olhos recomenda que jovens e adultos façam consultas uma vez por ano. Já as crianças podem começar a visitar o(a) oftalmologista a partir dos 3 anos, sendo que a primeira vez deve acontecer antes do início da idade escolar para evitar problemas de aprendizado.

Como surgiu a profissão e o dia do oftalmologista

oftalmologia

A oftalmologia é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Isso porque, apresenta avanços que contribuem no diagnóstico e tratamento de diversos problemas e doenças oculares.  De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem mais de 16,3 mil oftalmologistas no país.

A data de 7 de maio foi escolhida para homenagear a profissão, porque coincide com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930. Porém, apenas em 1986, este dia passou a integrar o calendário nacional, por meio da Portaria 398, do Ministério da Saúde.

No mundo, o oftalmologista é uma profissão bem antiga. No entanto, não nasceu tão bem definida e tão pouco conhecedora de todo seu amplo universo. Como foi dito acima, a oftalmologia vem evoluindo constantemente.

Na Grécia Antiga, o pai da Medicina, Hipócrates, se dedicava ao estudo minucioso das doenças oculares. Foi nessa época que surgiram os registros iniciais da anatomia dos olhos.

Na Idade Média, a ciência era praticada de forma itinerante, por pessoas com pouco conhecimento no assunto. Foi no século XVII, que Kepler, Descartes e Christoph Scheiner avançaram na área ao descobrirem as peculiaridades da refração ocular – mais conhecido como exame de vista.

Apenas em 1650 foi descoberto que a catarata acontecia quando o cristalino ficava opaco. Até então, naquela época, entendia-se que a doença era semelhante ao glaucoma.

O estudo e o aperfeiçoamento da oftalmologia aconteceram em 1803, quando a Universidade de Göttingen, na Alemanha, instituiu o primeiro curso da especialidade.

Após a Segunda Guerra Mundial, a área progrediu imensamente, inclusive com inovações no campo cirúrgico. Surgiu os bancos de olhos e criou-se a conscientização sobre os exames de rotina para diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos, o que foi fundamental para o desenvolvimento e a manutenção da saúde dos olhos.

Por toda sua importância na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos olhos, as Óticas Diniz parabenizam todos estes profissionais pelo Dia do Oftalmologista!

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde dos olhos? Acompanhe as Óticas Diniz no Facebook e Instagram e as matérias do blog!

 

Fontes

Federação Médica Brasileira

Ministério da Saúde 

Associação Médica Brasileira

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Hospital de Olhos

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.