Skip links
oftalmologia

Oftalmologia, optometria e ortóptica: quais as diferenças?

A visão é um sentido muito importante para o ser humano, tanto que exige cuidados e atenção. Suas especificidades são tão profundas que exigem que diferentes áreas e especialistas cuidem da saúde dos olhos.

Entre as áreas, você sabe dizer quais são as diferenças entre a oftalmologia, a optometria e a ortóptica?

O que é a Oftalmologia?

A mais conhecida das três, a Oftalmologia é uma especialidade da medicina responsável por estudar e desenvolver tratamentos para as doenças que afetam a visão. Os oftalmologistas são médicos que podem atuar tanto na área clínica quanto na cirúrgica.

O que é a Optometria?

É a área que identifica problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.  Diferente do oftalmologista, o optometrista é o responsável pelo cuidado primário da visão. É por meio do exame de avaliação que ele detecta os distúrbios visuais e suas causas, para encaminhar o paciente para o médico especialista. Somente os oftalmologistas estão aptos a emitir receita médica e identificar problemas visuais.

O que é a Ortóptica?

Em conjunto com a oftalmologia, essa área é a que avalia e trata dos distúrbios da visão binocular. A atuação acontece no campo da estrabologia, onde verificam os ângulos de estrabismo, medem a acuidade visual e conferem a função dos músculos extraoculares.

Agora que você já sabe onde atua cada profissional, não arrisque sua saúde ocular. Procure um médico de confiança e, se precisar, as Óticas Diniz oferecem as melhores opções de óculos, com garantia de qualidade, segurança e atendimento dedicado.

Quer mais dicas e informações? Fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

 

Fontes:

Ministério da Saúde – http://www.saude.gov.br/atencao-especializada-e-hospitalar/especialidades/oftalmologia

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – https://www.cboo.org.br/

Conselho Regional de Óptica e Optometria – http://www.croosp.org.br/

Portal Médico – http://www.portalmedico.org.br/pareceres/cfm/1994/14_1994.htm

Conselho Brasileiro de Ortóptica – http://www.cbort.com.br/formacao-adequada/

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.