Skip links
protege os olhos contra o sol

Mais da metade dos brasileiros não protege os olhos contra o sol

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier, em Campinas, interior de São Paulo, descobriu que 55% dos brasileiros não protege os olhos contra o sol. Os números assustam, já que o uso de óculos escuros é recomendado por especialistas como a melhor forma de proteger a saúde ocular contra danos causados pela luz solar.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma essa preocupação, declarando, através de seus porta-vozes, que a única forma de garantir proteção contra a radiação UVA e UVB é usar óculos com lentes que contenham filtro solar, independente da época do ano e da quantidade de exposição ao sol.

É preciso tomar cuidado, porém, com o desgaste natural do filtro solar presente nas lentes. Estima-se que a maioria das lentes de qualidade perde a capacidade de bloqueio contra a radiação solar depois de dois anos. Por isso, para pessoas que trabalham ou praticam esportes ao ar livre, é recomendado trocar de óculos todos os anos.

Dados da pesquisa

O estudo foi comandado pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, que entrevistou 814 participantes na faixa etária dos 25 aos 65 anos. A pesquisa descobriu que 55% dos entrevistados não se preocupa em proteger os olhos de nenhuma maneira. Além disso, mesmo entre os 45% que dizem cuidar dos olhos, uma grande parte pode estar protegendo-os de maneira nada satisfatória, já que não trocam os óculos escuros depois de anos de uso.

Esses dados andam lado a lado com uma pesquisa anterior, realizada pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), que lista 4 em cada 10 brasileiros como usuários de óculos de sol falsificados. Esses produtos tendem a causar mais mal do que deixar os olhos sem proteção, podendo aumentar em até 60% a quantidade de radiação absorvida pelo globo ocular e causar problemas sérios, como a catarata.

Não alimente o comércio da pirataria. Nas Óticas Diniz, você encontra óculos escuros de qualidade, fabricados pelas melhores grifes, nos modelos perfeitos para qualquer ocasião. E o melhor: são óculos em todas faixas de preço e com garantia de origem.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.