Skip links
usar óculos

8 sinais de que você precisa usar óculos

Se você já usa óculos de grau, talvez não se lembre exatamente o momento em que começou a precisar deles, certo? Mas, com certeza, é porque algo não andava bem em seu dia a dia. Se você ainda não usa o acessório, confira alguns sinais que indicam que você precisa usar óculos.

  1. Dor de cabeça frequente

Dor de cabeça pode ter várias origens – de uma simples gripe até situações um pouco mais sérias. Mas quando ela é muito persistente e frequente, comece a considerar algum problema na visão.

Geralmente, essa dor surge no fim do dia, em especial quando você trabalha no computador. Se você notar que os analgésicos não estão reagindo direito à sua dor, talvez seja o caso de procurar um oftalmologista.

  1. Vista cansada

Se você sente a vista cansada após ler, ficar no computador durante algumas horas ou até enquanto usa o celular, pode ser um indício de que você precisa corrigir algum problema na visão. Se a sua rotina inclui isso, esse cansaço na visão pode ser um desgaste normal e você deve parar durante alguns intervalos para descansar. Se, mesmo após essa pausa, você continuar sentindo essa fadiga e dificuldade de enxergar, procure um médico.

  1. Ficar mais perto para enxergar melhor

Ao tentar enxergar algo, você automaticamente aperta os olhos para conseguir enxergar melhor? Se isso não ocorre somente quando vai ler bulas de remédio com letras minúsculas, por exemplo, mas em várias situações – como ler placas de trânsito e alguma legenda na televisão –, pode ser um sinal de miopia, caracterizada pela dificuldade em focar objetos que estão mais distantes.

  1. Dificuldade para enxergar à noite ou em ambientes escuros

Conforme vai escurecendo, você enxerga cada vez menos? Se começar a notar que tem dificuldade para enxergar à noite ou em ambientes escuros, pode ser algum sinal de problemas na visão.

  1. Problemas com a luz

Quando há uma mudança brusca de luminosidade, nossos olhos demoram a se acostumar e ocorre um incômodo. Porém, quando esse efeito se torna prolongado, o que é chamado de fotofobia, pode ser sinal de que há problemas na visão.

E se você enxerga círculos de luz ao redor de uma lâmpada ou algum outro ponto de luz, por exemplo, como se fosse um halo, também pode ser um indício de algum problema relacionado à visão.

  1. Visão duplicada ou embaçada

A visão dupla e a vista embaçada podem ser sinal de vários problemas, entre eles, alguns relacionados à visão, como astigmatismo – que impede que você enxergue as coisas com nitidez e acabe vendo só borrões –, catarata ou uma distorção que pode ser corrigida com o uso de óculos.

  1. Ficar mais longe para enxergar melhor

Com alguma frequência, você sente que seus braços estão “curtos” e, às vezes, precisa franzir a testa e distanciar os objetos para ver de longe? Quando eles estão muito próximos, fica mais difícil de focar? Esse é um sinal de presbiopia, muito comum após os 40 anos de idade, e pode ser corrigido com uso de óculos de leitura.

  1. Pressão nos olhos

Quando você sente que há algo pressionando seu globo ocular, pode ser algum sinal de estresse, cansaço, mas também de um possível glaucoma. Por isso, se a sensação for frequente, procure seu médico, já que o problema pode ser facilmente tratado.

Se você identificou todos ou a maioria dos sinais, consulte um oftalmologista e, depois de feito o diagnóstico, leve sua receita até as Óticas Diniz e escolha a armação que mais combina com você.

Para mais dicas e informações, fique de olho no Facebook e no Instagram das Óticas Diniz.

 

FONTE

Saúde Ocular. Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2119-saude-ocular

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.