como fazer seu filho usar óculos

Especial Dia das Crianças: como fazer seu filho usar óculos!

Com a chegada do Dia das Crianças, o conteúdo especial desta semana no blog das Óticas Diniz é sobre a saúde ocular no seu pequeno. É muito importante que as pessoas se adaptem com os óculos novos quando começam a usar o acessório, mas no caso das crianças isso é ainda mais fundamental. Nessas horas, vem a pergunta: como fazer seu filho usar óculos?

É comum que elas reclamem e tirem os óculos no começo, mesmo que você insista para que fiquem com eles. Nessas horas, o que fazer? O primeiro passo é apostar em modelos de óculos infantis que agradem à criança e sejam perfeitos para seus rostos. Apesar de escolher o que melhor se encaixe nele, é importante deixar o pequeno à vontade para escolher a opção que mais lhe agrade.

Óculos ideais

Conforto, durabilidade e leveza. Essas devem ser as palavras de ordem na hora de escolher o modelo de óculos ideal para os seus filhos.

Por conta de acidentes normais que podem acontecer com os pequenos, a escolha por armações e lentes resistentes é essencial. Quanto mais maleável for a armação, melhor. Isso vai aumentar o conforto deles e evitar que se machuquem.

Para minimizar os danos aos óculos, também é importante que os pais ensinem os filhos a cuidar com carinho do acessório. Explique como guardar, limpar e proteger as lentes. Assim, a garotada começa a criar afeto pelos óculos, o que ajuda bastante na durabilidade.

Incentive seu filho

Depois de escolher o modelo, é preciso conversar com seu filho para que ele entenda o que é certo e errado e saiba da importância de cuidar da visão, sem brigar nem ordenar nada, apenas esclarecendo quanto os óculos vão ajudá-lo a se sentir melhor no dia a dia.

Uma boa maneira de incentivar o seu pequeno a usar os óculos é mostrar exemplos de pessoas ou personalidades de que ele goste que também usam. Outra dica é citar algum personagem que seja seu ídolo e que também usa o acessório – pode ser de um filme, desenho ou livro. O importante é que ele se sinta atraído pelo acessório.

Recomendações médicas

É imprescindível que você siga todas as orientações médicas e faça com que a criança siga todas as recomendações. Nos primeiros dias, por exemplo, entre em contato com a escola ou creche para saber como está a adaptação do seu filho com os óculos e certifique-se de que ele esteja usando a maior parte do tempo.

Questione a ele também se consegue enxergar o que os professores escrevem durante a aula e se tem alguma dificuldade para anotar as lições. Quanto mais importante ele se sentir, mais vontade terá de usar os óculos.

É preciso observar o comportamento dos seus filhos para buscar ajuda caso suspeite que ele precise corrigir a visão. Não deixe de ficar de olho na agenda de consultas e lembre-se de levar seu filho ao oftalmologista uma vez ao ano.

Entre os sintomas mais comuns que acometem os pequenos, estão dores de cabeça frequentes após longos períodos em frente à televisão, ao computador ou, após um dia de aula, dificuldade para enxergar de perto ou de longe, coceira nos olhos ou, ainda, franzi-los ao ler ou escrever.

Se você perceber algum desses comportamentos em seu filho, procure ajuda médica para a realização de exames e um diagnóstico preciso. Afinal, se os sinais dos problemas de visão forem detectados precocemente, as chances de serem eliminados com o passar do tempo são maiores.

A equipe das Óticas Diniz é totalmente capacitada e está pronta para auxiliar na escolha das armações e lentes perfeitas para o seu filho. Nas Óticas Diniz você encontra modelos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *