Skip links
Homem branco, de olhos verdes. Com capuz cinza, posicionado na foto aparecendo metade do rosto

Olhos verdes: tudo o que você precisa saber – [ESPECIAL]

O Brasil conta com mais de 210 milhões de pessoas e cada uma tem suas particularidades sobre seus olhos. Alguns têm olhos verdes, outros olhos azuis e outros diferentes tons de olhos castanhos.

Diante de tamanha variedade, as Óticas Diniz trazem um especial com algumas curiosidades e informações sobre os diferentes tipos de olhos.

Nesta primeira matéria, o blog vai falar sobre os olhos verdes, um tipo mais raro do que se imagina e que exige um cuidado especial.

Mudança de cor nos olhos

Para quem tem íris verde, não é difícil notar que, algumas vezes, ela muda de cor. Isso acontece porque a coloração que vemos é resultado da disseminação da luz que reflete a partir do estroma de cor amarela – a parte mais espessa da córnea, responsável pelo seu formato semiesférico. Por isso, dependendo da quantidade de luz que entrar no estroma, o verde pode ficar mais claro ou escuro.

Heterocromia: pessoas com olhos de cores diferentes

Raridade e sensibilidade

Um estudo publicado no Atlas Mundial mostra que apenas cerca de 2% da população tem olhos verdes e, comparando com os tipos de olhos castanhos e azuis, os verdes são mais raros.

O país em que essa característica é mais comum é a Hungria, assim como no Paquistão, com a etnia Pashtuns. Irlandeses, ingleses e escoceses também figuram entre os com maior incidência, com até 20% de sua população com olhos verdes.

Mulher branca com cabelos ruivos e olhos verdes sorrindo. Com uma blusa branca e com cardigan amarelo

Os olhos claros têm maior sensibilidade e acabam sendo mais suscetíveis a algumas doenças. É o que explica o mestre e doutor em oftalmologia, Gustavo Grottone. “É comum o olho (claro) ficar mais ressecado, pois quando se tenta contrair a pupila para o equilíbrio da luz, a pessoa acaba piscando menos, o que provoca ressecamento. Além disso, o olho claro tem maior tendência à catarata. A luz do sol entrando no olho por muitos anos leva à doença mais cedo”, esclarece.

Risco de câncer é maior em pessoas com olhos verdes

Ao site Everyday Health, a oftalmologista presidente da Academia Americana de Oftalmologia, Ruth Williams, disse que ter olhos mais claros, como olhos verdes, cinzas e até azuis pode significar um maior risco de câncer. Isso porque a falta de pigmento, que protege os olhos contra a radiação ultravioleta, pode propiciar o risco de melanoma na úvea, a camada interna do olho, tipo extremamente raro de câncer. “Pessoas com íris claras precisam usar óculos escuros”, recomendou Ruth.

Vale destacar que todos os olhos devem usar óculos de sol para proteger a visão. Um bom par de óculos de sol deve bloquear 75% da luz e, no mínimo, 98% dos raios UVA e UVB. Lentes sem proteção UV podem causar ainda mais danos aos olhos.

Cuidados necessários para quem tem olhos verdes

Assim como Williams recomendou, Grottone indica utilizar óculos de sol, não apenas no verão, mas sempre que se expor à luz solar. Aqueles que sentem irritação nos olhos com o calor e em ambientes com ar-condicionado devem recorrer a lubrificantes oculares, mas claro, com indicação do oftalmologista.

Nas próximas semanas, o blog vai trazer mais informações sobre outras cores, como olhos azuis e olhos castanhos. Fique ligado(a)! Acompanhe também as publicações no Instagram e Facebook!

Fontes

IBGE

Revista Veja

Jornal A Tribuna

Ponto de Vista

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.