Skip links

Óculos clássicos: você conhece a história do modelo Wayfarer?

Criados em 1952 pelo designer americano Raymond Stegeman, o modelo Wayfarer de óculos escuros tornou-se um verdadeiro ícone dos anos 60, comparável à minissaia, à estética hippie e aos carros com rabo de peixe. Originalmente produzido pela Bausch & Lomb, que detinha os direitos sobre a marca Ray Ban até então, os Wayfarers marcaram a ascensão dos óculos de plástico, substituindo o metal como material favorito dos consumidores.

O modelo passou por diversos altos e baixos com o passar dos anos, entrando e saindo de moda conforme as décadas foram passando. Porém, sua história se confunde com o contexto histórico e cultural do ocidente, tendo sido influenciada pela indústria da moda, pela indústria musical e até pela cultura cinematográfica de Hollywood.

Ícone cultural

Assim como os Aviadores, os Wayfarers ganharam fama mundial não só pela praticidade e resistência do plástico, mas também pelas pessoas conhecidas que adoravam desfilar com o modelo durante os anos 60 e 70. Entre os mais famosos usuários do modelo estão a atriz Audrey Hepburn, o cantor Bob Dylan (veja no vídeo abaixo) e até o ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy.

Depois de uma baixa no fim dos anos 70, o modelo voltou com tudo em 1980, depois do sucesso estrondoso do musical Os Irmãos Cara De Pau (The Blues Brothers), estrelado por John Belushi e Dan Aykroyd. Graças aos personagens do filme, os empresários por trás da companhia entenderam a importância da associação dos óculos com as celebridades da indústria.

Com isso, a empresa assinou um contrato de marketing indireto estimado em US$ 50 mil por ano, que levou o Wayfarer a aparecer com destaque em dezenas de produções televisivas e cinematográficas que garantiram sua figuração em clássicos como Negócio Arriscado (com Tom Cruise), O Clube dos Cinco (com Molly Ringwald) e Miami Vice.

Outras versões

Hoje, os Wayfarers ganharam incontáveis versões, feitas em dezenas de cores, materiais e níveis de detalhes. Nas Óticas Diniz, você encontra as tradicionais armações produzidas por grandes nomes como Speedo, DNZ, Bulget, Evoke, Arnette, entre muitos outros.

Quer encontrar os óculos estilo Wayfarer das melhores grifes? Nas Óticas Diniz você encontra os modelos perfeitos para qualquer ocasião.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.