Skip links

Conheça a história das Óticas Diniz

Dizem que um empreendedor de sucesso deve ter visão de mercado, persistência e plano de ação, entre outras características. Arione Diniz, fundador das Óticas Diniz, é um desses casos. Em 1977, aos 17 anos, ele deixou Catolé do Rocha (PB), sua cidade natal, rumo à Brasília. Começava aí uma história de muito crescimento e aprendizado.

 

Antes de ficar à frente das Óticas Diniz, ele conseguiu um emprego em uma oficina de carro e como ajudante de pedreiro, antes de parar no laboratório de uma pequena ótica no Distrito Federal. Tímido e com gagueira crônica, tinha medo de lidar com o público e preferia ficar nos fundos da loja.

 

Naquela época, os processos de fabricação de óculos eram bastante artesanais e Diniz sempre demonstrou habilidade para o trabalho, mais uma prova de seu sucesso. Até que, um dia, o gerente da ótica o viu e o chamou para que entregasse um pedido de óculos para uma cliente. Depois, pediu que fizesse a adaptação de uma armação de outro cliente e não demorou para que ficasse mais à vontade ajudando no atendimento.

 

A qualidade com que prestava o serviço foi essencial e fez com que muitos consumidores voltassem a loja procurando pelo “Diniz”. Três meses depois, o fundador das Ótica Diniz foi promovido a vendedor.

 

Tem dificuldade para enxergar? Confira aqui as possíveis causas!

 

Próximos passos

Quando ficou mais experiente, Arione Diniz voltou para o Nordeste, desta vez para trabalhar em uma grande rede de óptica. Ele atuou como vendedor nessa empresa por muitos anos e chegou até a ser campeão de vendas na região.

Em 1992, casado e com dois filhos, resolveu ter seu próprio negócio. Nessa época, ele morava em São Luís (MA) e comprou uma loja no centro da cidade para montar uma pequena ótica. Nasciam aí as Óticas Diniz.

No entanto, ele não vendeu nenhum óculos na primeira semana de funcionamento da loja. Sua visão estratégica falou mais alto e o empresário decidiu criar um modelo de negócio voltado para o consumidor final. Foi quando decidiu produzir um vídeo e comprou espaços na televisão local para atrair o público.

A iniciativa foi um sucesso e a empresa se destacou por oferecer as melhores soluções para a saúde da visão. Pouco tempo depois, Arione Diniz abriu outras unidades na cidade.

Saiba como cuidar da sua saúde em 4 passos!

 

Expansão

Em 1996, as Óticas Diniz se tornou líder no segmento óptico no Maranhão, mas era hora de crescer. Sempre com a missão de atender bem todos os clientes e oferecer os melhores produtos e condições de pagamento, Arione Diniz contou com a participação dos onze irmãos e dos seis cunhados para ajudar nas operações no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Alagoas e em Pernambuco. Chegou, assim, a 250 lojas nas regiões Norte e Nordeste.

 

Em 2007, foi dado mais um passo significativo para consolidar o sucesso das Óticas Diniz: a formatação do negócio de franquia. Arione Diniz queria que seus franqueados conhecessem profundamente a filosofia da empresa para que ela pudesse continuar a crescer. Por isso, identificou os melhores colaboradores das unidades e os incentivou para que tornassem franqueados.

 

Assim, a rede continuou ampliando sua atuação sem perder a qualidade na prestação do serviço. Atualmente, as Óticas Diniz têm mais de 1.050 lojas em todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal, e continua apostando no treinamento da equipe para oferecer uma experiência completa ao consumidor.

 

Não enxerga longe! Saiba aqui o que pode estar acontecendo!

 

Sucessão

Com o objetivo de rejuvenescer a rede, as Óticas Diniz iniciaram o processo de sucessão. Filhos de Arione Diniz, Ariane e Bruno Diniz, de 27 e 31 anos, respectivamente, estão à frente da administração da empresa.

 

Bruno cuidou pessoalmente da expansão da rede nas regiões Sul e Sudeste, enquanto Ariane, que entrou na empresa em 2014 como trainne, é atualmente diretora administrativa e financeira das Óticas Diniz.

 

Arione Diniz, fundador e presidente das Óticas Diniz, ainda vai levar um tempo para se aposentar. Mas, quando esse momento chegar, terá a certeza de que seus filhos continuarão desenvolvendo o trabalho de sucesso que iniciou há muitos anos.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.