Skip links

“PRA VER MELHOR” – COMO MANTER A SAÚDE DA SUA VISÃO EM 4 PASSOS.

Quer olhos mais saudáveis? Algumas dicas podem contribuir para que a sua visão esteja sempre em dia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio visual. Muitos poderiam ser evitados se as pessoas tivessem procurado por algum tratamento após o surgimento dos primeiros sintomas.

1 – Cigarro: fumar traz uma série de prejuízos à saúde, e com os olhos não seria diferente. Ele pode provocar, por exemplo, um aumento significativo no desenvolvimento de alguns tipos de catarata. Há uma explicação para isso: o tabaco contém substâncias que, quando inaladas, alteram o metabolismo das estruturas dos olhos. Esse processo não só acelera o envelhecimento como favorece o surgimento de doenças na visão.  doenças na visão.

 2 – Automedicação: o uso indiscriminado de colírios e lubrificantes para aliviar a sensação de ressecamento ou de irritação nos olhos, sem a devida recomendação médica, pode causar graves problemas. Alguns medicamentos chegam a resultar no aumento das pressões arterial e do olho (glaucoma), na constrição dos vasos oculares, além de taquicardia, asma, depressão e até doenças oculares irreversíveis que levam à perda total da visão.

3 – Durma e enxergue bem: dormir pouco também pode prejudicar a visão. Durante o sono, um pigmento da retina sensível à luz se regenera. Quem costuma dormir menos de oito horas por dia pode ter a lubrificação dos olhos afetada e sofrer com vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços. Além disso, a sua imunidade fica comprometida devido à diminuição da capacidade do organismo de combater infecções.

4 – Lentes de contato: devem ser sempre utilizadas durante o período indicado pelo fabricante, que varia entre oito e 12 horas. Mesmo que as suas lentes tenham indicação positiva para essa prática, dormir com elas é uma atitude arriscada, não sendo aconselhada pelos oftalmologistas. Tenha sempre em mãos o kit para assepsia para que sejam retiradas e guardadas antes de dormir. Dormir com elas pode aumentar o risco de infecções e causar deformidades e lesões na córnea. Utilize apenas os produtos adequados para limpá-las e jamais enxágue com água de torneira ou qualquer outra solução sem a devida orientação médica, sob o risco de contaminar o material. No mercado, há diversas marcas, como as lentes de contato de grau ou as coloridas Johnson, Acuvue , também da Johnson & Johnson, e Bausch & Lomb.

A baixa umidade do ar também contribui para a irritação, a ardência e a vermelhidão ocular, pois agrava o ressecamento do olho. Eletrodomésticos, como ventilador e ar-condicionado, devem ser evitados por ressecarem ainda mais os olhos. Para quem convive com esse tipo de problema especificamente, é fundamental utilizar colírios lubrificantes, conhecidos popularmente como “lágrimas artificias”, sempre evitando o uso excessivo e sob orientação médica.

Por último, mas não menos importante, não deixe de ir, pelo menos uma vez por ano, ao oftalmologista. Só ele poderá avaliar a qualidade e as condições da sua visão, realizar exames para analisar a pressão intraocular e a retina e, quando necessário, atualizar o grau dos seus óculos.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.