Skip links
Ricardo Magro

Como ter uma alimentação saudável e melhorar a saúde dos olhos

Ter uma alimentação saudável é indicado em qualquer época do ano, mas durante épocas mais frias e, principalmente, pandemias, o ideal é estar com sistema imunológico fortalecido, para evitar qualquer problema de saúde. E com a saúde dos olhos não é diferente.

Sim, a alimentação também influencia diretamente no organismo e contribuirá para enxergar bem ou não. Isso acontece porque existem nutrientes que protegem os olhos de doenças degenerativas, como a catarata ou a degeneração relacionada à idade, enquanto outras substâncias diminuem ou evitam lesões nas células oculares.

Com isso, além da visita periódica ao oftalmologista, seguir algumas recomendações básicas de cuidados com a visão é muito importante (conheça os 8 passos para ter olhos saudáveis), e uma delas é saber o que coloca no prato, dando preferência para uma alimentação saudável.

Outra dica importante é, durante o dia, fazer pausas no uso constante do smartphone, do notebook, do computador ou da televisão, para descansar a vista.

Tenha uma alimentação saudável para beneficiar a visão

Veja algumas dicas de alimentos que ajudam a ter um bom funcionamento da visão.

Cenoura

As cenouras são boas fontes de sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas A, C, E, K, do complexo B, manganês, potássio e fibras. O betacaroteno é um antioxidante presente na cenoura e ajuda a prevenir doenças como a degeneração macular, a catarata e a cegueira. As cenouras também contêm luteína, que é um antioxidante que protege os olhos da luz nociva.  Além disso, fortalece o sistema imunológico e auxilia o corpo no combate às infecções.

Laranja

Pelo mesmo motivo que a cenoura (em razão da vitamina C), a laranja é uma aliada contra o desenvolvimento da degeneração macular, ajuda a postergar a catarata e reduz a pressão intraocular em pessoas com glaucoma.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas possuem flavonoides que agem na proteção da retina. É possível encontrar o nutriente em frutas vermelhas, como morango, uva, mirtilo (blueberry) e framboesas.

Folhas verdes

Verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. A luteína e a zeaxantina auxiliam na diminuição do desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e Ricardo Magro também podem aumentar o alcance visual.

Ovos

Os ovos também são uma fonte de luteína e zeaxantina e a gema contém zinco, que contribui para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Peixes

Os peixes contêm ácido graxo, que atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo.

 

Quer saber mais sobre a saúde dos olhos? Acompanhe as Óticas Diniz no Facebook e Instagram e as matérias do blog!

 

Fontes

Revista Exame

UOL Viva Bem

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.