Skip links

3 modelos de óculos retrô que estão na moda

Já faz um tempo que os óculos de sol ganharam o status de acessório de moda. Mais do que proteger seus olhos da exposição solar, eles são vistos como peças estilosas que ajudam a compor um visual.

A cada ano, surgem novas tendências em óculos e quem gosta de moda não vê a hora de garantir um modelo que está em alta.

Muitos desses estilos de óculos viram tendência depois de serem usados por celebridades. Pois é, as famosas são referência até mesmo na hora de cuidar dos olhos.

Por falar nisso, estamos vivendo um momento muito interessante na moda. Ao mesmo tempo em que há uma busca pelo novo e pela presença cada vez mais marcante da tecnologia, há também a inspiração em peças que fizeram sucesso no passado.

Quando o assunto é óculos de sol, essa volta ao passado é uma forte tendência. Modelos com estilo retrô são os preferidos das famosas e esbanjam estilo até mesmo na hora de relaxar e tomar sol.

E já que estamos em pleno verão, nada melhor do que conferir quais óculos estão em alta. Listamos os principais a seguir.

1. Aviador

Esse modelo de óculos se tornou um clássico e nunca sai de moda, mas está mais forte do que nunca neste verão.

O aviador é um estilo de óculos tão presente no nosso dia a dia que fica difícil acreditar que ele foi criado em 1936 para proteger os olhos dos pilotos norte-americanos.

Eles só ganharam as ruas 20 anos mais tarde, depois que a guerra acabou e os jovens passaram a ser influenciados por astros do cinema e da música.

No início, os óculos do tipo aviador ficaram conhecidos por trazer um ar de bad boy nos meninos, especialmente após ser imortalizado por personagens encrenqueiros vividos por Marlon Brando e James Dean.

Na música, o modelo também ganhou o aval de nomes de peso, como Paul McCartney e Elvis Presley.

Não demorou muito para que os óculos caíssem no gosto feminino, principalmente depois de ganharem armações coloridas.

O aviador carrega um ar cool e elegante e é indicado para quem tem rosto oval e quadrado. Para os outros formatos, a dica é verificar se esse tipo de óculos não acentua demais algumas regiões do rosto.

2. Gatinho colorido

Queridinho das mulheres, o gatinho dispensa apresentações. O nome não é em vão, afinal, ele tem a armação levemente pontuda nas pontas, lembrando as orelhas de um gato.

Também chamado de cat eye, os óculos no estilo gatinho ficaram famosos nos anos 1950 e foram adotados pelas principais estrelas de Hollywood da época, como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly.

Nesse mesmo período, as pin-ups ajudaram a eternizar o modelo, apresentando como um item fashion, delicado e romântico.

Neste verão, o gatinho ganha roupagem moderna, com armações e lentes coloridas. Elas podem ter o mesmo tom ou cores diferentes.

Na lista de quem aderiu à tendência, estão as atrizes Bruna Marquezine, Larissa Manoela, Juliana Paes e Giovanna Ewbank.

Como a armação é mais acentuada, fica melhor em rostos finos e alongados. O segredo, no entanto, é equilibrar as proporções da face: se você tiver um formato de rosto redondo, escolha óculos gatinho quadradinho e vice-versa.

3. Redondo estilo hippie

Criado por jovens que buscavam uma sociedade mais aberta e livre de regras, o movimento hippie aconteceu entre os anos 1960 e 1970 e trouxe muitas inspirações, especialmente para o mundo da moda.

Além da calça boca-de-sino (hoje chamada de flare) e das roupas coloridas, os óculos redondos com armações fininhas estão entre as marcas-registradas dos hippies.

Depois de 40 anos, eles voltaram com tudo e ganharam lentes coloridas para combinar com o clima do verão. E se antes eles eram pequenos, hoje estão maiores, tudo para curtir o calor no maior estilo.

O segredo para acertar ao usar esse tipo de óculos é que ele respeite as medidas do seu rosto. Portanto, se você tiver um rosto pequeno, a armação também deve ser pequena.

E olha só que legal: pessoas com rosto oval e redondo podem, sim, usar o modelo de óculos queridinho de astros como John Lennon e Janis Joplin. Basta que ele não acentue ainda mais as curvas da sua face, ok?

 

Agora que você já sabe tudo sobre os óculos retrô, aproveite para passar na loja mais próxima das Óticas Diniz e encontrar um modelo cheio de estilo para curtir o verão.

Qual desses modelos você gosta mais? Conte aqui nos comentários e siga nosso perfil no Instagram para conferir outras dicas incríveis!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.