Alimentos que melhoram a saúde dos olhos

Todo mundo sabe que é preciso manter bons hábitos de higiene é essencial para manter a saúde em dia. Quando o assunto é visão, isso é ainda mais importante. Entre os cuidados recomendados, estão lavar os olhos ao acordar, tirar toda a maquiagem antes de dormir e lavar as mãos antes de levá-las aos olhos. O que nem todos sabem é que a alimentação também ajuda e muito na hora de manter a visão saudável.

 

Comer bem não ajuda apenas a perder peso, mas evita uma série de doenças e mantém nosso corpo em harmonia. Resumindo: todas as áreas do corpo, incluindo a visão, funcionarão perfeitamente. Por isso, é preciso investir em determinados alimentos, que oferecem muitos benefícios para os olhos.

 

Nesse sentido, vale priorizar alimentos ricos em vitaminas A e E, além de ômega-3, nutrientes que ajudam a manter a visão em dia. Por outro lado, dietas muito restritivas podem comprometer a saúde dos olhos. Se essas substâncias estiverem em falta, podem contribuir para distúrbios na percepção das cores e até em problemas mais sérios.

 

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Reunimos uma lista dos principais alimentos que são os melhores amigos dos olhos. Confira!

 

Peixes

Os peixes são as principais fontes de ômega-3, além de terem as vitaminas A, B, D e E. Esse tipo de alimento leva oxigênio para a retina, ajudando a preservar a saúde dos olhos. Invista em sardinha, bacalhau, salmão e atum.

 

Frutas, verduras e legumes

Laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve são alimentos de pigmentação amarela e verde e, portanto, ricos em carotenoides, substâncias que nos ajudam a enxergar as cores.

 

Alho e cebola

Essenciais para dar gosto a qualquer tempero, também ajudam a manter a saúde dos olhos. Esses alimentos agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma, causado pela perda das células da retina que enviam impulsos nervosos para o cérebro.

 

Conheça algumas dicas para cuidar bem dos seus olhos!

 

Frutas vermelhas

Fontes de vitamina C e flavonoides, são alimentos que evitam a perda de visão e atuam na prevenção da degeneração macular. Bons exemplos são morango, framboesa, amora e cereja.

 

Óleo de linhaça

Além de saudável, é um ótimo aliado para combater o chamado “olho seco” (causado quando não existem lágrimas suficientes para manter os olhos lubrificados). O alimento é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6.

 

Azeite virgem

Muito saboroso, o alimento também é rico em ômega-3 e tem forte atuação na prevenção contra a degeneração macular, doença que pode levar à perda total da visão.

 

Agora é com você: invista nos alimentos certos e conte com as Óticas Diniz para manter seus olhos protegidos!

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