Skip links

Alimentos que melhoram a saúde dos olhos

Todo mundo sabe que é preciso manter bons hábitos de higiene é essencial para manter a saúde em dia. Quando o assunto é visão, isso é ainda mais importante. Entre os cuidados recomendados, estão lavar os olhos ao acordar, tirar toda a maquiagem antes de dormir e lavar as mãos antes de levá-las aos olhos. O que nem todos sabem é que a alimentação também ajuda e muito na hora de manter a visão saudável.

 

Comer bem não ajuda apenas a perder peso, mas evita uma série de doenças e mantém nosso corpo em harmonia. Resumindo: todas as áreas do corpo, incluindo a visão, funcionarão perfeitamente. Por isso, é preciso investir em determinados alimentos, que oferecem muitos benefícios para os olhos.

 

Nesse sentido, vale priorizar alimentos ricos em vitaminas A e E, além de ômega-3, nutrientes que ajudam a manter a visão em dia. Por outro lado, dietas muito restritivas podem comprometer a saúde dos olhos. Se essas substâncias estiverem em falta, podem contribuir para distúrbios na percepção das cores e até em problemas mais sérios.

 

Confira as 10 coisas que só acontecem com quem usa lentes de contato!

 

Reunimos uma lista dos principais alimentos que são os melhores amigos dos olhos. Confira!

 

Peixes

Os peixes são as principais fontes de ômega-3, além de terem as vitaminas A, B, D e E. Esse tipo de alimento leva oxigênio para a retina, ajudando a preservar a saúde dos olhos. Invista em sardinha, bacalhau, salmão e atum.

 

Frutas, verduras e legumes

Laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve são alimentos de pigmentação amarela e verde e, portanto, ricos em carotenoides, substâncias que nos ajudam a enxergar as cores.

 

Alho e cebola

Essenciais para dar gosto a qualquer tempero, também ajudam a manter a saúde dos olhos. Esses alimentos agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma, causado pela perda das células da retina que enviam impulsos nervosos para o cérebro.

 

Conheça algumas dicas para cuidar bem dos seus olhos!

 

Frutas vermelhas

Fontes de vitamina C e flavonoides, são alimentos que evitam a perda de visão e atuam na prevenção da degeneração macular. Bons exemplos são morango, framboesa, amora e cereja.

 

Óleo de linhaça

Além de saudável, é um ótimo aliado para combater o chamado “olho seco” (causado quando não existem lágrimas suficientes para manter os olhos lubrificados). O alimento é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6.

 

Azeite virgem

Muito saboroso, o alimento também é rico em ômega-3 e tem forte atuação na prevenção contra a degeneração macular, doença que pode levar à perda total da visão.

 

Agora é com você: invista nos alimentos certos e conte com as Óticas Diniz para manter seus olhos protegidos!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.