Skip links
coçar os olhos faz mal

Coçar os olhos faz mal?

Aquela coceirinha que temos de vez em quando nas mais diferentes partes do corpo pode parecer algo inofensivo, que não vai causar maiores problemas. Entretanto, algumas regiões corporais são mais sensíveis que outras, especialmente os olhos, um de nossos órgãos mais delicados. Mas será que coçar os olhos faz mal?

O ato de coçá-los, por mais simples que pareça, pode ser perigoso para a sua visão, causando riscos para a saúde ocular e provocando infecções bacterianas, o descolamento da retina ou a deformação da córnea.

A coceira pode ter origem em condições climáticas e ambientais, bactérias, alergias ou cansaço dos olhos. Entre as condições ambientais, é comum irritações ocorrerem quando a umidade do ar está baixa e há muitas partículas de poeira ou poluição, o que aumenta a possibilidade de corpos estranhos atingirem os olhos.

Ceratocone

Uma grave condição que pode se desenvolver por pressionar os olhos com frequência é o ceratocone, que afeta a qualidade visual e pode até exigir transplante de córnea nos casos mais graves.

A doença muda a estrutura da córnea e pode ocorrer pela combinação de fatores genéticos, que resultam na fragilidade do órgão, e ambientais, como o hábito de coçar os olhos.

O movimento de esfregar o globo ocular quebra estruturas importantes da córnea, que vai ficando mais mole e, consequentemente, mais fina e curvada. No início a doença pode passar despercebida e por isso é comum o diagnóstico ser tardio.

Descolamento da retina

O descolamento da retina é outro risco que aumenta com o atrito nos olhos. A membrana é responsável por proteger o globo ocular e transformar estímulos luminosos em nervosos. Quando ela se descola do seu tecido de suporte (o vítreo), o fornecimento de nutrientes é interrompido e começa a ocorrer a degeneração celular no local. Essa condição deve ser remediada urgentemente, pois se não for tratada convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão.

Como reduzir a coceira

Por mais difícil que possa soar, quando a coceira surgir, controle-se, não esfregue os olhos. Lembre-se que a fricção vai piorar a situação e a coceira não vai passar.

Para aliviar o desconforto, você pode utilizar compressas de água gelada. Umedeça um pano com o líquido e deixe repousando sobre a região que está coçando por alguns minutos. É importante também higienizar os olhos, utilizando soro fisiológico ou colírios receitados por um médico.

Como a coceira pode ser provocada por cansaço, também é indicado fazer intervalos de alguns minutos quando estiver usando aparelhos eletrônicos. Desvie o olhar, foque no ambiente ao seu redor e pisque constantemente para ajudar na lubrificação. Caso o incômodo persista, procure um médico imediatamente.

Para mais dicas e informações, fique de olho no Facebook e no Instagram das Óticas Diniz.

 

FONTES

Saúde Ocular. Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2119-saude-ocular

Hospital de Olhos de São Paulo. https://hospitaldeolhos.net/

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.