Skip links

MITOS E VERDADES SOBRE AS LENTES DE CONTATO

Depois de saber quais são, você não vai descuidar dos seus olhos

Nossa mãe sempre diz para não acreditar em tudo que as pessoas falam. Mas algumas coisas, por mais absurdas que possam parecer, têm lá o seu fundo de verdade. E sobre o uso de lentes de contato não seria diferente.

O produto conquistou os brasileiros. Independentemente da dificuldade visual, muitas pessoas optam por esse tipo de correção por proporcionar mais conforto. E atrás dessa comodidade e estilo das lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados para que não ocorram problemas ocasionados pelo mau uso.

Trouxemos os principais mitos e verdades que vão deixar você mais atento à saúde dos seus olhos. Confira.

1 – Não respeitar o prazo de validade pode causar sérios danos à visão.

Verdade – As lentes de contato possuem pequenos poros que permitem a passagem do oxigênio para a córnea, quando o prazo de validade está vencido, eles param de funcionar, acumulando proteínas e dando origem tanto a infecções quanto a lesões, algumas irreversíveis.

2 – Toda pessoa pode usar qualquer lente de contato.

Mito – Cada indivíduo possui uma córnea diferente e, por causa disso, a lente de contato também deve ser devidamente adaptada à curvatura do seu olho. Além disso, sua utilização não deve ser recomendada a pessoas que tenham dificuldades de manuseio ou deslizes com a higiene, por exemplo. As consequências pelo mau uso podem até causar a perda permanente da visão.

3 – As lentes de contato devem ser colocadas antes de se maquiar e retiradas antes de remover a maquiagem.

Verdade – Colocá-las antes de fazer a maquiagem ajuda na redução da quantidade de resíduos na lágrima e na prevenção da entrada desses resíduos na lente e, consequentemente, na córnea. Em relação à remoção da maquiagem, é fundamental retirá-las antes de iniciar o processo para evitar danos ou algum deslocamento acidental. E lembre-se: antes de tocá-las, lave bem as mãos.

4 – O soro fisiológico é a solução mais indicada para higienizar as lentes.

Mito – Há soluções específicas para essa finalidade, elas são compostas por substâncias capazes de remover as impurezas e conservar as lentes de contato. O soro fisiológico não retira os agentes microbianos, apenas as hidratas. Além disso, caso o líquido esteja contaminado e entre em contato com os olhos por meio das lentes, pode oferecer um alto risco de contaminação.

5 – O estojo das lentes deve ser trocado com frequência.

Verdade – Os especialistas não só recomendam a sua troca a cada três meses como também orientam higienizá-lo diariamente para remover a solução antiga.

6 – Dormir com as lentes prejudica a visão.

Verdade – Dormir com as lentes pode, sim, ser perigoso. Há risco de contrair infecções por bactérias, fungos, vírus e até amebas, além de diminuir a oxigenação ocular, deixando a córnea ressecada. Antes de dormir, é preciso retirar, higienizar e guardar seguindo as orientações do seu oftalmologista.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.