Skip links

Qual o prazo de validade de uma receita para óculos?

Você sabia que a receita para óculos tem um prazo de validade e precisa ser convertida caso opte por lentes de contato?

As receitas oftalmológicas têm de 6 meses a 1 ano de validade a partir da data de consulta com o médico, considerado o período médio em que a visão pode sofrer alterações.

A consulta de rotina com um oftalmologista é de suma importância, ainda mais levando em conta aspectos como ambiente de trabalho e condições de saúde como catarata e diabetes.

Conversão para lentes de contato

A receita entregue pelo seu médico é voltada para a confecção de lentes para serem usadas com óculos. Essa mesma receita deve ser convertida caso você opte por lentes de contato.

Isso é necessário porque o grau da lente é definido considerando a distância entre o acessório e os olhos. Nos óculos, essa distância é de cerca de 12 milímetros, enquanto nas lentes de contato essa distância não existe, já que elas são posicionadas diretamente sobre o globo ocular.

A conversão é feita pelo próprio estabelecimento onde você for realizar o pedido das lentes, que precisa levar em conta algumas variáveis, como o tipo de lente e de descarte.

Quando ir ao oftalmologista?

O ideal é que se consulte um oftalmo a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano para realizar um checkup e garantir que está tudo certo. Qualquer incômodo na visão, nos olhos ou na cabeça é sinal de alerta e você deve procurar um médico quanto antes.

Na consulta, o oftalmologista vai avaliar a saúde da sua visão: se permanece estável ou se há alguma mudança que precisa de algum cuidado específico.

É importante realizar consultas periódicas mesmo quando já se usa óculos previamente receitados pelo médico, pois o grau necessário pode progredir e o desconforto visual é um indicativo de que pode ser necessária a substituição das lentes.

Além disso, o profissional poderá indicar o melhor tipo de lentes para garantir conforto e compatibilidade com o seu tipo de armação preferido.

Dependendo de sua idade e condições de saúde, o uso de lentes não apropriadas às suas características pode afetar permanentemente a visão.

Dores de cabeça, cansaço ao ler e olhos secos ou irritados são os sintomas mais comuns quando se está usando óculos não adequados ao seu grau de visão ou quando há algum tipo de problema na armação.

Você já fez sua consulta periódica com um oftalmologista? Não arrisque sua saúde ocular, procure um médico de sua confiança e, se precisar, as Óticas Diniz oferecem as melhores opções de óculos para você, com garantia de qualidade, segurança e atendimento dedicado.

Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

FONTES

Revista Estilo Livre. IOA: Receita de óculos de grau tem validade? http://www.revistaestilolivre.com.br/ioa-receita-de-oculos-de-grau-tem-validade/

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.