Skip links

Óculos x Lentes de contato

As armações estilosas dos óculos, ou o pragmatismo das lentes de contato? Como em toda disputa, diferentes pontos devem ser abordados: conforto, facilidade de uso, estética, vantagem médica e, claro, a parte financeira – para muitos, a mais importante. Só que tantos itens podem esbarrar em um só fator – o mesmo que dificulta a escolha entre Messi e CR7, Maradona ou Pelé, Machado de Assis ou Guimarães Rosa, Beatles ou Stones: a preferência de cada um.

Praticidade

Já experimentou bater uma bolinha de óculos? Alguns jogadores profissionais decidiram se aventurar. O meio-campista Edgar Davids, que tem glaucoma, ficou mais famoso pelos óculos especiais do que pela bola que jogava. Os óculos, aliás, ajudavam a compor o look inconfundível do holandês, que exibia uma bela cabeleira pelos gramados.

Estética

Este é um caso que esbarra na preferência. No passado, as armações eram mais grossas e nem todo mundo se sentia à vontade para usar óculos. As lentes eram uma excelente alternativa para quem não abria mão da aparência. Sorte que os tempos mudaram. As armações viraram sinônimo de beleza e sofisticação. Os óculos podem melhorar significativamente o visual de uma pessoa.

Saúde ocular

Esse quesito depende do ponto de vista. Algumas doenças oculares, como o ceratocone, dependem, exclusivamente, das lentes de contato. Os óculos não são capazes de corrigir irregularidades da córnea. Ponto para as lentes.

Por outro lado, as lentes de contato precisam ser devidamente higienizadas, com soro específico, e trocadas com frequência. Dependem sempre da responsabilidade e do bom senso do usuário. Os óculos não tocam no olho e não oferecem risco algum ao globo ocular.

Visão

Mais um empate? Não queremos magoar ninguém nessa comparação, só estamos sendo justos. Ao contrário das lentes, os óculos não permitem uma visão periférica – aquela de rabo de olho.

Os óculos até embaçar um pouco, mas é só dar uma limpadinha e ponto final. As lentes modernas permitem uma oxigenação mais adequada, mas, mesmo assim, às vezes causam desconforto. Principalmente, depois de horas de uso.

O cliente das Óticas Diniz nunca sai derrotado dessa disputa! Vá a uma das 1000 lojas espalhadas pelo Brasil e confira de perto centenas de opções de armações e lentes de contato.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário falando o que mais quer saber sobre cuidados com a visão e siga nossa página no Instagram para conferir todas as nossas novidades!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.