Skip links

QUANDO OS ÓCULOS DE SOL SÃO MAIS DO QUE UM ESTILO

Os óculos com lentes coloridas são marca registrada do cantor Bono Vox, da banda U2. Se você achou que ele usa apenas por estilo, está enganado. Há um motivo para isso: ele sofre de fotofobia.

Não têm ideia do que é isso? Calma, que explicaremos o que significa.

Muitas pessoas apresentam hipersensibilidade à luz e recorrem ao uso de óculos de sol para proteger os olhos da radiação. Quem sofre de fotofobia enfrenta dificuldades por causa da intensidade da luz em ambientes luminosos – naturais ou artificiais – ou nos dias mais claros.

Na maioria dos casos, ela ocorre devido a fatores congênitos, como a ausência de pigmentos no fundo do olho e casos de aniridia (ausência da íris).

Outro fator está relacionado às pessoas como Bono Voz, que têm olhos claros – azul ou verde. Elas podem ter aversão à luz, porque as camadas de tons claros acabam absorvendo menos luz que os de outras colorações.

A sensibilidade pode ser desencadeada por problemas visuais, como inflamações oculares, alterações na retina, lesões na córnea ou por variações do sistema nervoso central.

Outros famosos também sofrem com o problema, são eles:

O cantor Jorge Ben Jor

A atriz Bibi Ferreira

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar

E a cantora Rita Lee

Muitos acreditam que a fotofobia pode provocar alguma doença ocular, mas não se preocupe! Ela não causa nenhuma enfermidade. Quem a tem, só precisa passar por um acompanhamento médico periódico para amenizar o desconforto na visão.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.