Skip links

Sabonete nos óculos pode danificar as suas lentes

O sabonete tem sido usado para uma nova função nestes tempos de pandemia: ação antiembaçante.

Isso porque, quem usa óculos de grau sabe das dificuldades para evitar que as lentes dos óculos embacem. Conforme se respira dentro da máscara, o ar quente que sai pelo nariz “escapa” pela fresta superior dela, indo direto para as lentes dos óculos, deixando-o todo embaçado.

Dessa forma, há quem utilize o sabonete nas lentes na tentativa de minimizar esse efeito, o que não é recomendado.

“Funcionar até funciona, mas não aconselhamos o uso do produto para esse fim, de jeito nenhum. O sabão possui em sua composição sais de sódio de ácidos que, em contato com as lentes irão danificá-las de forma irreversível”, garante Leonardo Queiroz, gerente de produtos oftalmológicos das Óticas Diniz.

Ainda, segundo ele, é considerado pelos fornecedores das lentes ‘mal uso’ a utilização de sabonete como antiembaçante, que pode levar à perda da garantia do antirreflexo do fabricante. “Por muitas vezes, esse prejuízo representa boa parte do investimento do valor das lentes”, alerta.

Uma melhor opção do que o sabonete

Uma opção mais segura, e que já está disponível nas lojas físicas e no site das Óticas Diniz, são as flanelas antiembaçantes Outfog. Com uma única aplicação simples e rápida, o resultado é imediato e permanece por até 4 horas, dando máxima visibilidade para quem usa óculos. “As lentes embaçam com facilidade, não apenas com a utilização da máscara facial. E isso causa desconforto que pode ser solucionado com a flanela antiembaçante Outfog”, explica Queiroz.

Quer saber outras dicas de como conservar seus óculos para usá-los com a máscara sem embaçar as lentes? Confira estas dicas:

  1. Higienize seus óculos frequentemente com água e detergente neutro. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo, porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação. Nunca utilize álcool em gel para higienizar os óculos.
  2. Existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones.
  3. Ao usar óculos e máscara, ajuste os elásticos ou laços para moldar a peça no rosto. Assim, você evita que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração. Algumas máscaras têm uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustá-la. Outra saída é aderir a máscara com esparadrapos ou micropore na parte superior do nariz ou colocar um pedaço de papel absorvente por dentro da máscara para reter a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos embacem.

Para saber mais sobre como conversar sobre os seus óculos, acompanhe as publicações do blog das Óticas Diniz, bem como os posts do Instagram e Facebook!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.