Skip links

Miopia está longe de ser o fim do mundo

Qual foi a sua reação quando descobriu que era míope? Aposto que coçou os olhos e pensou: “Não pode ser. Comigo, não!”.

Você não está sozinho neste barco, acredite. O míope nunca sofrerá de solidão. A doença ocular sempre esteve relacionada a uma causa genética, entre outros fatores.

Apesar desta teoria ter perdido força com a chegada dos smartphones, tablets e notebooks. Com o uso de aparelhos eletrônicos e, consequentemente, a exposição à luz das telas, o número de pessoas com miopia deve crescer bastante.

Uma pesquisa da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) garante que metade da população mundial vai ver o mundo mais embaçado em 2050. Tudo porque a bendita luz que entra nos nossos olhos é formada antes da retina e não na retina de fato. Objetos e pessoas perdem o foco.

“Agora, sim, posso usar óculos”

Tem gente que sempre sonhou em dar um tapa no look com uma armação chique e moderna das Óticas Diniz. A miopia só dará aquele empurrãozinho básico rumo à felicidade. Álibi perfeito!

A miopia como expressão artística

Os franceses Claude Monet e Pierre August Renoir não teriam tanta relevância se o mundo sofresse mais de miopia. Afinal, os míopes conseguem enxergar impressionismo em qualquer obra.

O mais curioso é que a piada tem um fundo histórico e verdadeiro. Um artigo do neurocirurgião australiano Noel Dan revelou que as obras impressionistas têm, sim, relação com a miopia. Monet e Renoir, inclusive, eram míopes. Segundo o pesquisador, os problemas de visão dos dois explicam bastante a preferência por cores mais vibrantes, como o vermelho.

Miopia x Presbiopia

Você sabe o que é presbiopia? É a popular “vista cansada”. Ela, assim como a vida, só começa aos 40. Quando completamos quatro décadas, os músculos oculares que trabalham para gerar foco para perto perdem força e o quarentão começa a sentir dificuldade para ler um livro ou uma revista. Isso para um quarentão qualquer.

O quarentão míope pode comemorar, porque enquanto o grau de miopia for maior que o de presbiopia, o paciente não terá dificuldade para ler de perto. As lentes multifocais, por ora, estão dispensadas.

Independentemente do seu grau de miopia ou presbiopia, a equipe das Óticas Diniz está pronta para ajudar você a encontrar a lente certa. Procure a loja mais próxima e conte conosco!

Tem dúvidas sobre a miopia? Deixe sua pergunta nos comentários e siga nossa página no Facebook para saber mais!

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.