Skip links
fogos de artificio podem causar danos à visão

Fogos de artifício podem causar danos à visão

Final de ano é sinônimo de festas de confraternização e também dos famosos fogos de artifício, que ainda marcam presença nesses eventos.

Porém, além de queimaduras, os fogos de artifício podem causar danos à visão, quando manuseados incorretamente, já que os olhos são um dos órgãos mais expostos aos perigos e sujeitos a lesões graves. As mais comuns são queimaduras, danos na córnea ou perda irreversível da visão.

Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), nos últimos 10 anos, o Brasil registrou mais de 5 mil internações causadas por fogos de artifícios.

Problemas oculares

Um problema muito frequente decorrente da queima de fogos é o contato dos olhos com os fragmentos liberados durante as explosões, que podem perfurar o globo ocular, lesionar a córnea ou ainda aderir à parte interna das pálpebras, levando a transtornos oculares e comprometimento da visão. Além disso, esses microfragmentos também podem provocar a sensação de areia e lacrimejamento nos olhos.

A fumaça e o calor do fogo também podem causar vermelhidão, irritação, ardência, lacrimejamento, coceira nos olhos e até conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra.

As estrelinhas, usadas por crianças e, aparentemente inofensivas, também podem emitir partículas finas de cinzas que ficam alojadas debaixo da pálpebra superior.

Queimaduras causadas por fogos de artifício, mesmo que leves, podem atingir a córnea e causar a diminuição de sua transparência, comprometendo a visão, além de queimaduras nas pálpebras.

Procure ajuda

O uso de óculos de graus não protege contra as lesões que podem ocorrer pela explosão de fogos de artifício, assim como as lentes de contato, que podem, inclusive, agravar os sintomas em caso de irritação ou corpo estranho nos olhos. Quem usa lentes deve retirá-las assim que sentir qualquer desconforto nos olhos, como vermelhidão, sensação de areia ou mesmo visão embaçada, e procurar um médico.

Segurança

Entre as recomendações de segurança na hora de escolher os fogos para a celebração, está observar a procedência do produto. O indicado é adquirir fogos de artifício em locais devidamente autorizados e certificados para comercializar os produtos.

O ideal, porém, é evitar se aproximar das explosões, principalmente se for em local fechado.

Caso ocorra contato dos fogos com os olhos, nunca utilize colírios ou remédios caseiros sem prescrição médica. Em caso de queimadura ou ferimento com fogos na região dos olhos, lave a área com água corrente e não esfregue ou tente remover resíduos, pois a fricção pode afetar diretamente o globo ocular. O mais indicado, nesses casos, é procurar um serviço de emergência geral ou oftalmológica com urgência.

Para mais dicas e informações, fique de olho no Facebook e no Instagram das Óticas Diniz.

 

FONTES

H.Olhos Hospital de Olhos. http://www.hospitalholhos.com.br/noticia/fogos-de-artificio-na-copa-e-festa-julina-como-evitar-acidentes/

Saúde Ocular. Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2119-saude-ocular

OpticaNet. https://opticanet.com.br/

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.