Skip links

Filtro de luz azul – saiba mais sobre a tecnologia que faz bem para os olhos

A pandemia aumentou o uso de aparelhos eletrônicos nos últimos anos, fazendo com que aumentasse a quantidade de pessoas conectadas diariamente nas redes sociais, jogando videogames e consumindo conteúdo de streaming. Isso fez com que ampliasse ainda mais o contato direto com a luz azul-violeta emitida pelas telas, e que é prejudicial para a saúde ocular.

Essa luz azul-violeta se torna ainda mais prejudicial no período noturno, pois o organismo acaba por entender que ainda deve permanecer acordado, prejudicando a qualidade do sono e ocasionando picos de estresse.

Hoje em dia já é possível encontrar óculos com lentes que protegem os olhos dos danos que essa luz azul-violeta causa. Já que, altamente tecnológicas, as lentes com filtro de luz azul proporcionam maior conforto ocular, bem como a diminuição da sensação de cansaço nos olhos, redução das dores de cabeça, melhora na produção de melatonina, entre outros benefícios.

Como funciona o filtro de luz azul?

“A luz azul visível possui dois espectros. O benéfico, chamado popularmente de luz azul-turquesa que estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e que regula o relógio biológico e a produção de vitamina D no organismo”, explica Leonardo Queiroz, gerente de produtos oftálmicos das Óticas Diniz.

Já a parte capaz de causar danos é a luz azul-violeta, emitida por aparelhos eletrônicos e luzes artificiais de LED. “O filtro de luz azul é uma tecnologia para a lente incolor ou solar, que permite a passagem do espectro azul-turquesa bloqueando apenas a toxidade do espectro nocivo, aumentando o conforto visual”, garante o especialista.

Acompanhe as publicações do blog e siga as Óticas Diniz no Instagram e no Facebook.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.