Skip links

Entenda o que é a visão monocular

Caracterizada pela perda visual parcial ou total de um dos olhos, a visão monocular causa alguns sintomas, como limitação na noção de profundidade, redução de campo periférico e dificuldade de localização espacial.

Causas da visão monocular

Sem cura ou tratamento, a visão monocular pode ser considerada uma deficiência. As causas da perda da visão de um dos olhos podem ser diversas, como traumas oculares, glaucoma, doenças congênitas ou tumores oculares, disfunções da córnea ou retina, e podem se manifestar já na infância.

Mesmo que a visão monocular seja uma condição irreversível, é importante que o paciente mantenha o acompanhamento oftalmológico para avaliação de rotina e prevenção de doenças no olho com boa visão, além de ajuda na adaptação das atividades rotineiras.

Consequências da visão monocular

Definitiva, exceto em casos de cegueira reversível e catarata, a visão monocular provoca comprometimento da coordenação, gerando a colisão em objetos ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas, cruzar ruas, dirigir, praticar esportes e outras atividades da vida cotidiana que requerem a visão de profundidade e a visão periférica.

Atividades que requerem o trabalho a uma curta distância dos olhos e a operação de veículos e trabalhos que exigem vigilância visual prolongada são mais afetadas.

Adaptação à visão monocular

Como não é um problema reversível, ao longo do tempo, o paciente consegue se adaptar à condição de enxergar com um só olho, amenizando as dificuldades. No geral, os pacientes podem recomeçar atividades diárias após um curto período de ajustes.

A reabilitação é mais fácil para jovens, pessoas que tiveram perda gradativa da visão ou mesmo aquelas que não perderam totalmente a visão do olho atingido.

Nova lei

A partir de 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego passou a considerar como deficientes os portadores de visão monocular, já que a doença confere ao indivíduo grave restrição em sua capacidade sensorial, com a alteração das noções de profundidade e distância, além da vulnerabilidade no corpo do lado do olho prejudicado. Legalmente, pessoas que possuem visão monocular se enquadram no sistema de cotas de portadores de necessidades especiais em empresas e concursos públicos.

Para mais dicas e informações, fique de olho no Facebook e no Instagram das Óticas Diniz.

 

FONTES

Universo Visual – A revista da Oftalmologia
https://universovisual.com.br/

H Olhos Hospital dos Olhos
http://www.hospitalholhos.com.br/

Portal Minha Vida
https://www.minhavida.com.br/

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.