Skip links

Conheça três curiosidades sobre os olhos azuis

Considerados um traço particular em alguns lugares do mundo e altamente raro em outros, os olhos azuis causam fascinação e curiosidade nas pessoas de todo o planeta. Dependente de uma série de fatores, a cor azul nos olhos acontece graças à combinação de genes recessivos, o que torna seu aparecimento uma exceção ao invés da regra.

Normalmente, a diversidade entre olhos verdes e castanhos pode ser explicada pela diferença de concentração de melanina na íris. Porém, não é assim com quem tem olhos azuis.

As pessoas que têm esse traço passaram por uma mutação genética no gene identificado como OCA2. Essa alteração biológica impede o desenvolvimento de olhos castanhos durante a fase formativa do feto, dando a cor azul aos olhos em um processo que difere da pigmentação “normal”.

O traço é tão marcante que fez com que os olhos azuis se tornassem objeto de estudo em diversas pesquisas de saúde, bem-estar e até de comportamento, gerando várias curiosidades sobre as pessoas que apresentam essa característica.

Ficou curioso? Então saiba mais com a nossa lista!

1 – Pessoas que têm olhos azuis possuem um ancestral em comum

Uma pesquisa de 2008, realizada pelo Departamento de Medicina Molecular e Celular da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, conseguiu rastrear a mutação que causou o primeiro par de olhos azuis entre humanos, posicionando o acontecimento entre 6 e 10 mil anos atrás no continente europeu. Desde então, esse traço genético foi sendo passado de forma hereditária, chegando hoje ao rosto de pelo menos 8% da população mundial.

2 – Pessoas que têm olhos azuis sofrem menos com a dor

Professora do Laboratório de Genética da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, a pesquisadora Dra. Inna Belfe descobriu que pessoas com olhos azuis têm mais resistência à dor.

O estudo foi feito em 2014 e comparou os níveis de dor em mulheres durante o trabalho de parto, separando-as pela cor dos olhos.

Os resultados mostraram que as mulheres com olhos claros (verdes e azuis) apresentavam maior resistência à dor quando comparadas às mulheres de olhos escuros.

3 – Pessoas com olhos azuis podem ter mais chance de se tornarem alcoólatras

Um estudo publicado em 2015 pelo Jornal Americano de Genética Médica afirma que pessoas com olhos azuis têm maior chance de se tornarem alcoólatras do que pessoas com olhos escuros.

A pesquisa, realizada por doutorandos de ciências biológicas e celulares da Universidade de Vermont, nos EUA, cruzou referências entre quase 10 mil indivíduos que já haviam sido diagnosticados com problemas psiquiátricos e descobriu que pessoas de olhos azuis apresentam uma tendência consideravelmente maior para o alcoolismo.

Independentemente da cor dos seus olhos, eles vão ficar ainda mais lindos com os óculos das Óticas Diniz. Para mais dicas e informações, fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.