Skip links
Menino usando óculos contra a miopia infantil sorri enquanto faz sua lição

Miopia infantil: como cuidar da visão das crianças

Como a visão é um dos sentidos mais importantes prevenir e tratar a miopia infantil é importantíssimo para a saúde dos olhos dos pequenos.

Isso porque, segundo estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% da criançada em idade escolar apresenta alterações visuais, sendo a miopia a principal.

A proteção à doença é a melhor medida, especialmente nos tempos de isolamento social, em que as crianças ficam muitas horas usando o celular ou em frente as telas da televisão ou do notebook/tablet/computador para estudar, ler e se divertir.

De acordo com pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 69% das crianças e adolescentes na faixa dos 9 aos 17 anos utilizam a internet mais de uma vez por dia. Ou seja, além da genética, o uso excessivo de eletrônicos têm contribuído para o aumento de casos no país.

Como o uso de eletrônicos favorece a miopia infantil  

Longos períodos expostos às telas (notebook, televisão, smartphones e tablets) são um dos fatores responsáveis pelo agravamento da miopia na infância. Um estudo do King’s College publicado no British Journal of Ophthalmology mostrou que uma a cada quatro crianças que ficavam mais tempo frente às telas era míope.

De acordo com a medica oftalmologista, especializada em Oftalmologia Pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dra. Rosana Cunha isso acontece porque os olhos dos pequenos ficam focados em um único objeto por muito tempo, sem piscar. “O que faz mal é a criança hipermétrope ficar horas e horas diante do computador ou da tela de videogame sem usar a correção ótica adequada, porque ela pisca menos, o olho fica mais seco e é maior o esforço de convergência realizado para focalizar a imagem, o que pode provocar dor e cansaço visual”, afirma.

Como proteger os olhos ao assistir séries

Outros fatores como a postura incorreta para ler, assim como a iluminação do ambiente de estudo, também têm sido pesquisados como possíveis influenciadores para desencadear a miopia.

Saiba como proteger os olhos dos pequenos da miopia infantil

Menino usa óculos contra a miopia infantil

Uma das dicas das Óticas Diniz é incentivar o seu filho a ficar mais tempo ao ar livre como prevenção. A exposição ao sol faz bem aos olhos, pois ajuda a inibir o crescimento axial do globo ocular – quando o globo ocular cresce além da conta e sua curvatura pode ser afetada, sendo relacionado ao aumento dos casos de miopia.

Segundo o oftalmologista do Hospital CEMA (SP), Omar Assae, o ambiente externo não deixa o foco dos olhos diretamente em um único objeto, e sim em diversos estímulos que não forçam demais a visão. “Você vê uma bola passando ao fundo, as árvores, tem mais oportunidades de exercitar e descansar os olhos”, orienta.

Seu filho também precisa de óculos escuros

Outra sugestão da rede é levar os pequenos ao médico oftalmologista regularmente. Mas lembre-se que a primeira consulta deve ser feita entre 6 meses e 1 ano e depois é só seguir acompanhando a cada semestre.

Caso seja detectado um erro de refração nos olhos em crianças tão pequenas, o mais comum é que seja indicado o uso de óculos.  Claro que isso em casos que apresentarem mais de cinco graus de miopia num olho só, ou qualquer outro erro de refração (hipermetropia ou astigmatismo) assimétrico, maior do que quatro ou cinco graus.  Nestes casos, os óculos ajudam a focalizar a imagem e desenvolver o mecanismo da visão naquele olho. Se não o fizer, a acuidade visual estará comprometida na vida adulta.

Como fazer seu filho usar óculos

Vale destacar que ao optar por óculos de grau para os pequenos, é fundamental que os acessórios tenham lentes certificadas e com a tecnologia do filtro de luz azul.  Esse tipo de óculos protege as crianças da fadiga ocular, da visão embaçada e das dores de cabeça constantes. Além disso, também proporciona maior conforto aos olhos e visão mais relaxada e evita o desenvolvimento da miopia infantil.

Quer saber mais sobre saúde dos olhos e como cuidar da visão das crianças? Acompanhe o blog das Óticas Diniz, assim como as publicações do Instagram e da Facebook.

 

Fontes

Centro Brasileiro da Visão

Dr. Drauzio Varella 

Revista Pais & Filhos

Revista Bebê

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.