Blog – Óticas Diniz

Colesterol alto pode prejudicar a visão

Tired stressed male worker taking off glasses, person massaging nose bridge suffering from headache and trying to relieve pain. Despaired man frustrated after reading company collapse or failure news

Essencial para o funcionamento do organismo, o colesterol tem suas versões boa (HDL) e ruim (LDL) e esta última pode trazer consequências negativas para o corpo e também afetar a saúde dos olhos.

O aumento dos níveis de colesterol pode agravar o quadro de algumas doenças da retina, associadas à hipertensão e diabetes – como retinopatia diabética –, além da possível oclusão de vasos da retina, com risco de perda visual.

Como o colesterol alto pode afetar a saúde dos olhos

O excesso de LDL entope as pequenas artérias de todos os órgãos, causando prejuízos silenciosos.

Para os olhos, este entupimento pode levar ao fechamento de arteríolas (pequenos vasos sanguíneos) causando a falta de irrigação do sangue em uma região da retina.

O resultado disso é a perda visual severa e até mesmo irreversível. A perda de visão irreversível pode acontecer caso a mácula (região do centro da retina responsável pela visão nítida) seja atingida. Neste caso, o paciente fica apenas com a visão periférica no olho atingido.

Situação rara

Uma situação rara, mas que pode acontecer, é a formação de cristais de colesterol no interior do humor vítreo (substância líquida localizada no interior da estrutura ocular). Estes cristais interferem na visão como borrões brilhantes e coloridos, é igual como vemos um cristal quando colocado contra a luz.

Consequências físicas

Tal como acontece no corpo, também podem ocorrer “infartos” e “derrames” nos olhos, o que causam baixa de visão repentina e, por vezes, total.

Além disso, o colesterol pode se manifestar na região das pálpebras por meio do depósito de matéria gordurosa amarela em nódulos, chamada de Xantelasmas.  Elas não causam dor, porém costumam ser incômodas, e dependendo da localização só podem ser removidas por meio de uma cirurgia.

Como controlar o colesterol

Ricardo Magro

Para evitar ou minimizar os efeitos negativos do colesterol ruim em todo o organismo, o recomendado é adotar um estilo de vida saudável, ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Esses cuidados devem ser redobrados por quem tem histórico familiar de distúrbios metabólicos, pois o risco de desenvolver doenças cardiovasculares diretamente associadas a níveis elevados de colesterol na circulação são maiores.

Além de se dedicar a hábitos saudáveis, não deixe de visitar o oftalmologista. Somente um especialista poderá detectar sintomas e indicar um tratamento para cuidar da saúde dos olhos.

Quer saber mais sobre como cuidar da visão? Acompanhe as publicações do blog. Siga também as Óticas Diniz no Instagram e Facebook.

Fontes

Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos

Hospital da Visão

Hospital de Olhos

Sair da versão mobile