Skip links
Menina de óculos vermelho com uma das mãos aberta formando o número cinco

5 sinais de problemas de visão na infância

É durante a infância, até 5 ou 6 anos, que ocorre o desenvolvimento da visão de cada pessoa, por isso, o cuidado com a saúde visual das crianças merece total atenção e cuidados, tanto por parte da família quanto da escola.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a cegueira afeta 39 milhões de pessoas pelo mundo e aproximadamente 60% dos casos poderiam ser evitados.

Visitar o oftalmologista e fazer exames são medidas preventivas importantes que podem detectar a presença de algum problema na visão durante essa fase, pois em muitos casos, a criança ainda não sabe falar ou explicar a dificuldade que está sentindo. A falta dessa avaliação, pode deixar sequelas ou danos para o resto da vida.

Sinais que merecem atenção

No dia a dia da criança é possível detectar alguns sinais em seu comportamento que podem indicar quando há algo de errado com a sua visão, como:

  • Olho torto (vesguice ou estrabismo).
  • Dor de cabeça ou mal-estar durante ou após realizar um esforço visual, como ler, desenhar ou escrever.
  • Franzir a testa ao olhar para longe.
  • Aproximar objetos, livros ou cadernos dos olhos.
  • Desinteresse por atividades que exijam boa visão ou leitura.

Exame oftalmológico antes da fase escolar

É comum os pequenos serem levados ao especialista apenas depois de apresentarem problemas na escola, como dificuldade para enxergar a lousa.  De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual.

Para evitar esse tipo de situação, o ideal é que o primeiro exame de vista seja realizado antes da criança iniciar seu ciclo escolar. Quando houver sinais que chamem a atenção ou fatores hereditários, como estrabismo ou alto grau, a consulta deve acontecer ainda mais cedo, como no primeiro ano de vida.

Agora que você já sabe a importância do exame oftalmológico na infância, não arrisque a saúde ocular das crianças. Procure um médico de confiança e, se precisar, as Óticas Diniz oferecem as melhores opções de óculos, com garantia de qualidade, segurança e atendimento dedicado.

Quer mais dicas e informações? Fique de olho em nosso Facebook e Instagram.

 

FONTES

Agência Brasil

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.